Chegamos aos primeiros 100 dias do governo Hingo Hammes, marco psicológico de qualquer gestão que principia. Quando digo “marco psicológico ” é porque assim se usa para fazer uma demarcação ilusória.
Da mesma forma que iniciaram as outras administrações, esta também alega que herdou uma herança maldita, em forma de dívida, na casa de um bilhão de reais. A mesma churumela de sempre, Bomtempo alegava isto de Bernardo e Bernardo de seu antecessor. Falam, falam mas nada fazem para que uma efetiva providência judicial seja tomada.
Uma das queixas é a de que foram descontados e os valores relativos aos consignados , nas folhas de pagamento dos funcionários municipais e que não houve o respectivo repasse às instituições financeiras que concederam os empréstimos. Isto configura, em tese, apropriação indébita. Mas transparece que o interesse é só falar , mas tocar o barco como deveria ser feito , não acontece.
Aqueles valores recebidos por conta de uma decisão liminar provisória, que deu entrada no caixa do município em valores superiores a 23 milhões mensais durante quase um ano, relativos a um percentual de ICMS maior, sobre estes não se fala mais nada. Onde estes valores foram aplicados e em quê?
Tampouco, também, não se sabe , onde foram utilizadas as verbas retiradas do fundo de previdência municipal. Ou ainda, os valores dos empréstimos feitos pelo governo passado , junto a bancos: qual foi a destinação?
Em matéria de transparência, este município até o presente momento não foi muito feliz.
Certo é que uma auditoria foi prometida, quando da campanha, por este atual gestor, mas pelo visto, e pelo que tem acontecido até aqui: ” eu não vou mexer contigo para que amanhã ou depois você não atire pedras no meu telhado de vidro”, ou seja, eu te poupo hoje para que você me poupe amanhã. E vida que segue.
Mas os primeiros 100 dias também é para que o novo prefeito mostre seus futuros planos, coisa que até agora ainda não aconteceu. Aguardam-se notícias da secretaria de planejamento.
Intervenções pontuais, a bem da verdade, começaram a acontecer, a limpeza da cidade parece que acertou o passo e um agradável fato é a revitalização do Parque Cremerie. Outro fato, foi o Carnaval que retornou à cidade e a programação de festas que aumentaram e que estão acontecendo.
Ainda é cedo para uma melhor análise, mas como em todo início de governo, as expectativas são muitas . Realmente espero que o Município saia do marasmo em que se encontra há 20 anos e a estagnação acabe.
Sempre teremos esperanças de expressivas melhoras e eu torço para que elas acontecem.
*Advogado, Professor Universitário e Jornalista