A Mattheis Borg, considerada a maior fabricante de ferraduras do mundo, celebra hoje, 15 de maio, seus 130 anos de história. Sediada em Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ), a empresa produz anualmente 16 milhões de peças e é referência global em soluções para equinos, unindo tradição centenária à inovação tecnológica.
Fundada em 1895 como “Fábrica Nacional de Cravos para Ferrar”, a empresa teve início em um pequeno barracão próximo à estação ferroviária de Petrópolis e se tornou a primeira indústria metalúrgica do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo das décadas, passou por transformações e, em 1978, integrou o grupo internacional Mustad, consolidando-se como Mattheis Borg.
“Estar à frente de uma empresa com 130 anos de história é assumir a responsabilidade de honrar um passado respeitável e, ao mesmo tempo, liderar transformações que projetem esse legado para o futuro. Mais do que números e metas, liderar a Matheis Borg é colocar em prática um estilo de gestão que valoriza pessoas, respeita tradições e fortalece o nome de Petrópolis no cenário global da indústria”, explica o gerente de planta, Ramon Farias.
Hoje, com cerca de 200 colaboradores na unidade de Petrópolis, a empresa movimenta a economia local e é reconhecida pela excelência de seus processos.
Em 2025, a empresa foi reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para Trabalhar”, certificação concedida pela FIA Business School que reforça o compromisso da empresa com o bem-estar e o desenvolvimento de suas equipes.
“Existem empresas que têm história, e outras que fazem história. Nós estamos no segundo grupo há exatos 130 anos. Cada decisão tomada hoje reflete os valores cultivados ao longo das gerações, combinando tradição com inovação responsável. Isso é garantido por uma liderança que entende que preservar raízes não significa impedir o futuro, mas usá-las como inspiração diária”, detalha Ramon.
Com 130 anos de atuação, a empresa segue honrando sua origem industrial, enquanto projeta o futuro com inovação, responsabilidade e liderança global no segmento de ferraduras para equinos.
“Quando falamos de ferraduras, logo pensamos que o encontro do artesanal com o tecnológico parece improvável, mas é exatamente isso que acontece todos os dias. Nossos processos e produtos são otimizados a partir das ideias artesanais que surgem nas vozes de nossos clientes, para aplicarmos através de tecnologias de ponta, que vão desde aplicação de sistemas de produção inteligentes até processos robotizados. O verdadeiro segredo está na liderança estratégica que transforma desafios em soluções”, pontua o gerente.