Sai ano, entra ano, o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, continua sendo alvo de críticas. Isto porque, alguns visitantes, apontam problemas jamais solucionados pelo poder público. Sendo o principal espaço de lazer da cidade, pelo ponto de vista dos moradores, o equipamento deveria receber mais atenção.
“Tudo deixa um pouco a desejar. O parque tem uma estrutura legal para receber a família, mas recebe pouca manutenção. Tem um bebedouro que fica na parte baixa que não funciona há muito tempo. A pista de pump track, que eu uso bastante, não tem manutenção nenhuma”, disse o alpinista Robson Ribeiro.

Em junho do ano passado, a Prefeitura de Petrópolis anunciou reformas no parque. Na época, foram investidos mais de R$2 milhões. A promessa do Governo Municipal era de recuperar áreas de lazer com intervenções nos parquinhos, nos banheiros, ciclovia e pista de skate. Mas hoje, o que se vê são bebedouros quebrados há meses, a grama que não é cortada e está tomando conta do espaço, principalmente nesta época de mais chuva, além de problemas nas ciclovias, pista de pump track e pista de skate. No último fim de semana, um skatista foi flagrado puxando a água da pista, que apresenta problemas no escoamento, para poder utilizá-la.
O Parque Municipal de Itaipava recebe diversos eventos de grande porte na cidade, entre eles, a Ouktoberfest, o Saloon Barbecue, os Festivais de Inverno e Verão e, principalmente, o festival Rock The Mountain, conhecido nacionalmente. Por isso, a necessidade de manter a manutenção do espaço, tão frequentado por petropolitanos e turistas.
“Este é o único parque da cidade e é o único que a prefeitura tem para cuidar. Então é muito importante que ela cuide”, disse Robson.
No início deste mês de janeiro, a prefeitura divulgou que foram reabertos os banheiros próximos à entrada do parque, que passaram por reformas. Além da reforma dos banheiros, foram plantadas mais 60 árvores para tornar o espaço mais sombreado e melhorar o microclima local. Ainda de acordo com o Governo Municipal, na parte de drenagem o antigo valão foi alargado, aprofundado e canalizado, com o objetivo de minimizar os alagamentos no parque durante os períodos chuvosos.
A nossa equipe procurou a prefeitura para saber quais intervenções ainda serão feitas no local, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.
Texto e fotos por Raphaela Cordeiro