Na noite de quarta-feira (7) viralizaram nas redes sociais imagens de um homem deitado na calçada, na Rua Roberto Silveira, no Centro, passando mal. Segundo testemunhas ele vive em situação de rua, e os cachorros cuidados por ele impediram que outras pessoas se aproximassem dele, para checar e qual situação ele se encontrava. Diante disso, o corpo de bombeiros foi acionado, após o SAMU se recusar a realizar o atendimento.
O Corpo De Bombeiros foi acionado às 19h25, para prestar socorro a vítima, na altura do número 45 da Rua Roberto Silveira, em frente à praça 14 Bis, em Petrópolis. Segundo as equipes, uma outra viatura dos bombeiros foi solicitada para apoio para conseguir controlar os cães que não permitiam que o socorro fosse realizado. Ainda de acordo com o corpo de bombeiros, o homem, de 48 anos, foi socorrido e encaminhado com ferimentos leves à unidade de pronto atendimento do centro.
Procurado, o SAMU, que segundo testemunhas recusou realizar o atendimento, informou que, no caso de pacientes em via pública, o protocolo determina que o acionamento seja feito primeiramente ao Corpo de Nombeiros. Não havendo possibilidade de atendimento pelos bombeiros, o SAMU realiza o socorro quando há viatura disponível. O serviço informou ainda que, no caso específico do paciente da praça 14 Bis, o contato com o SAMU foi feito às 18h20 e o solicitante recebeu a devida orientação e o próprio atendente do SAMU comunicou aos bombeiros o pedido de atendimento, sendo informado que a viatura já estava a caminho do local. Apesar disso, a recusa no atendimento gerou revolta em quem presenciou os momentos de agonia do homem.
A nossa equipe tentou informações sobre o estado de saúde da vítima com a UPA do Centro, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.
Foto: reprodução rede social