Alunos acompanharam os bastidores da reunião e interagiram com os convidados
Os estudantes da rede estadual que integram o Programa Jovem Repórter fizeram a cobertura jornalística da reunião do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20, nesta quinta-feira (3/10), realizada no Museu da Manhã, Centro do Rio. O evento tratou de temas atuais da agenda relacionada ao meio ambiente, com vistas a incentivar a cooperação entre os membros e convidados do fórum mundial em torno de soluções concretas e inovadoras.
– A presença de nossos jovens repórteres nestes eventos é muito importante para ampliar seu projeto de vida, que já se constrói para a carreira profissional de cada um. É o máximo ver nossos alunos tendo esse diferencial, assumindo esse papel de liderança – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Os alunos Luyz Gabriel Duraes de Andrade, do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil-Estados Unidos, de Nova Iguaçu; Igor Rafael, do Ciep 413 Adão Pereira Nunes Intercultural Brasil-México, de São Gonçalo, e Marcela Procópio, do Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola Intercultural Brasil-França, de Niterói, foram credenciados como jornalistas e tiveram a oportunidade de interagir com os convidados, acompanhando os bastidores da reunião.
– Esta experiência tem sido muito boa, porque pretendo ingressar na carreia de jornalista, e aqui, com as dicas dos profissionais que encontrei, me sinto cada vez mais preparado para seguir neste caminho. E cobrir esta pauta, tão importante e atual, desperta ainda mais meu interesse pelo tema – disse Igor Rafael, de 18 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio.
Durante o encontro, foram discutidos a adaptação preventiva e emergencial frente a eventos climáticos extremos, pagamentos por serviços ecossistêmicos, oceanos, além de resíduos e economia circular.
– Trabalhar em um evento tão importante como repórter é muito especial, pois estamos expandindo nosso conhecimento. Estar envolvido com assuntos tão atuais, como o clima e a sustentabilidade, motiva a fazer sempre o máximo para um mundo melhor – comentou Luyz Gabriel, da 3ª série do Ensino Médio.
O Projeto Jovem Repórter é uma proposta de qualificar estudantes das escolas interculturais da rede estadual para atuação em importantes eventos, como produtores de conteúdo para diversas mídias. Cobrindo os eventos como se fossem repórteres, eles aprenderão sobre os universos da comunicação, traduzindo as informações para a realidade de todos. Um legado para o projeto de vida destes talentosos estudantes.
Fotos: Sandra Barros – Seeduc-RJ
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO