“Sozinhos podemos chegar mais rápido, mas juntos vamos mais longe.” A afirmação é do CEO da Tecnoresolve e delegado do Sicoob Credirochas, Vagner Costa, durante o encontro promovido pela cooperativa no dia 19 de agosto, em Petrópolis (RJ). O evento reuniu mais de 60 lideranças empresariais da região com o objetivo de apresentar os resultados da instituição e incentivar conexões estratégicas entre os participantes.
Para o diretor de Negócios do Sicoob Credirochas, Rodrigo Calheiros, iniciativas como essa fortalecem a essência do cooperativismo e ampliam as oportunidades de desenvolvimento econômico local: “Esses encontros permitem que os empresários estejam próximos, troquem experiências e encontrem caminhos conjuntos para movimentar a economia da região. Nosso papel também está em criar esse ambiente de conexão e prosperidade”, destacou.
Atualmente, a agência de Petrópolis já movimenta mais de R$ 60 milhões em operações de crédito, mas o empresário reforçou durante o evento que a atuação do Sicoob vai além do aspecto financeiro.
“O Sicoob tem a capacidade de aproximar pessoas e ideias de forma natural. Presenciamos hoje empresários se conectando e identificando possibilidades reais de parceria para impulsionar a economia local”, ressaltou.
O gerente da agência local, Luiz Antônio Tinoco, acrescentou que o encontro também contribuiu para ampliar a rede de contatos entre empresários. “É um espaço de reconexão e construção. A troca de experiências abre caminho para novas ideias, negócios e parcerias que fortalecem a cidade e o nosso papel como cooperativa”, completou.
Apoio social também em pauta
Além de fomentar negócios, o Sicoob Credirochas investe em iniciativas de impacto social, pensando em apoiar iniciativas que já fazem a diferença nas comunidades e ampliar os impactos positivos onde eles acontecem.
Com esse olhar, além de desenvolver projetos próprio, a cooperativa também investe em instituições sem fins lucrativos por meio do Edital de Projetos Sociais, que está em sua 7ª edição e integra o eixo Desenvolvimento Sustentável, um dos seis eixos que estruturam a atuação social do sistema regional.
“É sobre investir na vocação das comunidades, apoiar negócios de diferentes setores e gerar desenvolvimento regional. Nosso modelo é baseado em relacionamento, feito olho no olho, com escuta e presença”, afirmou o diretor de Negócios do Sicoob Credirochas, Rodrigo Calheiros.
A cada ano, são abertas as inscrições para que instituições com atuação em áreas como educação, saúde, cultura, esporte, meio ambiente e inclusão social inscrevam seus projetos. As propostas são avaliadas com base em critérios técnicos e analíticos. Como critério, as iniciativas precisam acontecer nos estados em que o sistema regional atua e, em Petrópolis, dois projetos já foram contemplados.
Foto Divulgação