O diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), Fábio Borges de Oliveira, participou da reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A reunião foi realizada nesta segunda-feira (30/06), na sede da Alerj, e marcou a apresentação do Relatório de Atividades do Biênio 2023-2024. O encontro reuniu representantes de instituições acadêmicas e científicas de todo o Estado, reforçando o compromisso conjunto com o fortalecimento da ciência e tecnologia, da educação e da inovação no Rio de Janeiro.
Durante a apresentação do relatório, foi destacado que, nos últimos dois anos, a Comissão promoveu 14 audiências públicas em diversas regiões do Estado e analisou 84 Projetos de Lei, com foco principal em temas como tecnologia, educação, saúde, meio ambiente, entre outros.
A presidente da Comissão, deputada Profa. Dra. Elika Takimoto, enfatizou o papel estratégico do colegiado: “A Comissão de Ciência e Tecnologia desenvolve um papel fundamental para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio de Janeiro. No biênio 2023-2024, realizamos uma série de ações relevantes, incluindo mais de dez audiências públicas em diferentes regiões, promovendo o diálogo com universidades, centros de pesquisa e a sociedade civil. Também atuamos em parceria com outras comissões temáticas da Casa, como as de Saúde e Direitos Humanos, fortalecendo o debate técnico e ampliando o alcance das pautas discutidas. A apresentação deste relatório é um momento de prestação de contas e de renovação do compromisso com a valorização da ciência como eixo estruturante para um estado mais justo e inovador.“
Além do Diretor, também estiveram presentes na reunião representantes de outras instituições como CEFET-RJ, IFF, IFRJ, INT, UENF e UERJ, quereforçaram a importância do diálogo constante entre o poder público e a comunidade científica.
A participação do LNCC reafirma o papel estratégico da instituição como referência nacional em pesquisa avançada e inovação tecnológica, e como agente ativo na construção de políticas públicas baseadas no conhecimento científico.