A Prefeitura realizou nesta sexta-feira (28/11) um simulado de mesa para situação de chuva forte na cidade. O treinamento tem como objetivo testar e aprimorar as estratégias de resposta a emergências e reúne diversos órgãos municipais, estaduais e federais, além de concessionárias de serviços públicos, para garantir uma atuação integrada e eficaz em cenários adversos.
“Desde o início do ano temos intensificado nossa preparação para o período de chuvas de verão. Nós realizamos simulados e exercícios que permitem alinhar estratégias, testar protocolos e garantir que as equipes da Prefeitura e demais órgãos envolvidos estejam prontas para atuar com rapidez e eficiência em situações de emergência”, ressaltou o prefeito Hingo Hammes.
O exercício de mesa faz parte da programação da Semana Municipal de Redução de Riscos, que tem como objetivo promover ações de sensibilização e fortalecimento da cultura de prevenção, além de preparar as equipes para as situações de emergência. Além do exercício de mesa, a Semana contou com capacitações, roda de conversa, simulados e Dia D de Vacinação.
“Durante o exercício, foram discutidos cenários reais de deslizamentos de terra, inundações, desabamentos, resgate e socorro, com foco na criação de estratégias eficazes para a resposta rápida e na antecipação de ações. Além de garantir o diálogo entre as equipes, a atividade serviu como alerta para a importância de capacitar continuamente os profissionais e aprimorar os protocolos de ação integrada”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Participaram do exercício de mesa representantes das secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública e Habitação; além da Comdep, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Guarda Civil Municipal (GCM), do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado de Defesa Civil, da Defesa Civil de São José do Vale do Rio Preto e do Ministério Público Estadual (MPE).