Petrópolis sediou, nesta quinta-feira (28/11), uma capacitação especial em Atletismo realizada pela Special Olympics Brasil, organização internacional referência no atendimento a pessoas com deficiência intelectual. A ação contou com apoio da Prefeitura e aconteceu na Escola Municipal Monsenhor João de Deus, em Pedro do Rio, reunindo professores, técnicos, educadores e instituições da rede.
“Nosso município é referência nos esportes paralímpicos no estado e precisamos caminhar de acordo com esse título. É uma honra para a cidade receber essa capacitação”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Durante a manhã, a equipe da Special Olympics ministrou os módulos A e B de Atletismo abordando fundamentos das modalidades metodologias adaptadas estratégias de ensino segurança e a importância do esporte para o desenvolvimento autonomia e inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
Também aconteceu o Festival de Atletismo com participação de atletas do município. A prática permitiu aos profissionais vivenciar a metodologia inclusiva da organização.
“Foi uma atividade de aprendizado, um momento para ampliar a qualidade dos nossos atendimentos e de todos os profissionais da região, promover essa pauta é uma oportunidade de ampliar o acesso e qualificar mais ainda nossos profissionais”, acrescentou o secretário de Esporte Lazer Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Leandro Kronenberger.
Sobre a Special Olympics Brasil
A Special Olympics é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a apoiar pessoas com deficiência intelectual. Seu trabalho promove vivências esportivas para crianças a partir dos oito anos, adolescentes e adultos, com foco na melhoria da qualidade de vida, no desenvolvimento de habilidades e na integração comunitária.
No Brasil, a instituição possui mais de 50 mil atletas cadastrados, cerca de seis mil participantes ativos e conta com o apoio de mais de três mil técnicos voluntários. Desde 2008, atua como Fundação, com sede em São Paulo e presença em diversos estados.