O Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, realiza, na próxima segunda-feira (22/06), uma campanha de doação de sangue com o objetivo de reforçar os estoques e incentivar a solidariedade entre colaboradores e a população. A ação acontece das 9h às 16h, no auditório da unidade, em parceria com o Hemorio.
Com o tema “Doe amor. Doe esperança”, a iniciativa destaca a importância de um gesto simples que pode salvar vidas e transformar histórias. A campanha também busca conscientizar sobre a necessidade contínua de doadores, especialmente em períodos de baixa nos bancos de sangue.
A mobilização integra as ações de humanização e cuidado promovidas pelo hospital, e a participação é aberta a todos que atendam aos critérios para doação, fortalecendo uma corrente de solidariedade essencial para o atendimento hospitalar.
“O sangue é insubstituível e não pode ser fabricado, basta apenas um ato de amor”, resumiu a coordenadora da Agência Transfusional do HEAL, Rebecca Porto Moreira.
O Hospital Estadual Azevedo Lima está localizado na Rua Teixeira de Freitas 30, no bairro Fonseca, em Niterói.
Critérios básicos para doação de sangue:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores com autorização)
• Pesar no mínimo 50 kg
• Estar em boas condições de saúde
• Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos antes)
• Apresentar documento oficial com foto
• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h
• Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h