Uma indicação legislativa de autoria do vereador Dr. Aloisio foi aprovado nesta terça-feira (23), sugerindo ao Poder Executivo o envio de Projeto de Lei para instituir, no Calendário Oficial do Município, o Dia da Língua Internacional Esperanto, a ser comemorado anualmente em 15 de dezembro.
Segundo o vereador Dr. Aloisio, a iniciativa reforça o compromisso de Petrópolis com a diversidade cultural e a promoção da educação. “A instituição desta data representa o reconhecimento de um movimento linguístico que carrega ideais de paz, diálogo e compreensão entre os povos. Petrópolis, com sua vocação histórica e cultural, tem muito a contribuir ao incentivar debates e atividades que aproximem a população desses valores universais”, destacou o parlamentar.
A proposta tem como objetivo valorizar a língua criada por Lázaro Luís Zamenhof, reconhecida mundialmente como um instrumento de comunicação neutra voltado à promoção da fraternidade, da paz e da integração entre os povos. A data passaria a integrar o calendário oficial do município, com o propósito de difundir o conhecimento sobre o Esperanto e seus ideais humanitários, além de incentivar atividades educativas, culturais e sociais relacionadas ao tema.
Foto Divulgação