A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, nesta quarta-feira (02), a indicação legislativa de autoria do vereador Gil Magno que sugere a obrigatoriedade da implantação do sistema QR Code em todos os pontos de ônibus no âmbito do município de Petrópolis, visando tornar o sistema de Transporte Público mais eficiente e adaptá-lo desta forma ao conceito de cidade inteligente.
Com a crescente popularização dos smartphones, o uso de QR Codes (Quick Response Codes) tem se tornado uma ferramenta cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, facilitando o acesso rápido e completo a informações sobre produtos, serviços, equipamentos e espaços públicos. Um QR Code é um código de barras 2D que, ao ser escaneado por uma câmera de smartphone, transforma-se em informações acessíveis instantaneamente.
Dados de uma pesquisa divulgada em 2019 pela Associação Brasileira de Telecomunicações revelam que 97% dos brasileiros acessam a internet por meio de celulares, sendo cerca de 71 milhões de pessoas. Além disso, 89% dos usuários acessam a internet diariamente, demonstrando o intenso uso das redes móveis no país. Esses números reforçam a necessidade de as cidades se adaptarem às novas tecnologias para atender às demandas da população.
“Pensando nisso, uma nova proposição visa modernizar o sistema de transporte público do município, tornando-o mais eficiente e dinâmico por meio do uso de QR Codes. Essa iniciativa permitirá que os usuários tenham acesso facilitado a informações essenciais, como horários, itinerários de ônibus e outras funcionalidades, promovendo uma mobilidade urbana mais inteligente.” disse o parlamentar.
A adoção de tecnologias como o QR Code tem como objetivo avançar na construção de cidades inteligentes (Smart Cities), que utilizam inovação tecnológica para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e elevar a qualidade de vida dos moradores. Essa tendência tem despertado cada vez mais o interesse de governos e cidadãos, que buscam cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis.