A Guarda Civil Municipal completa 101 anos de fundação neste sábado (12/07). As comemorações começaram na sexta (11/07), com um café da manhã que reuniu um grupo de agentes e o prefeito Hingo Hammes. Na semana que vem, uma solenidade no Palácio de Cristal vai marcar o aniversário da instituição.
“A Guarda é motivo de orgulho, nacionalmente reconhecida. É bacana dar importância para essa data, a história precisa ser contada. Petrópolis é a cidade mais segura do estado e vocês fazem parte disso, é por causa do trabalho e dedicação de vocês. Vocês fazem parte dessa história, estão aqui trabalhando no dia a dia, na segurança do Terminal Centro, nos eventos, como a Bauernfest, se a gente voltar um pouquinho no tempo, nas barreiras sanitárias durante a pandemia. São várias situações que a gente já vivenciou e sabe da importância da Guarda para o nosso município”, disse o prefeito aos agentes.
Criada em 12 de julho de 1924, a Guarda Civil de Petrópolis é a segunda mais antiga do estado e nasceu da união de comerciantes da época. Naquele momento, havia um clamor no município sobre a necessidade de existir uma força de segurança permanente na cidade.
Uma reportagem publicada por um jornal na época da criação da Guarda foi encontrada em um levantamento feito pela própria GCM na Biblioteca Municipal. “Mais do que nunca faz-se sentir a falta de uma corporação petropolitana de policiamento permanente, porque tão grande valores em propriedades industriais, comerciais e particulares, como as existentes em Petrópolis, não podiam continuar apenas guardadas por um pequeno grupo destacamento policial. Assim, é de se esperar que os mais importantes estabelecimentos da cidade contribuam de acordo com o valor das suas propriedades, num movimento natural de conservação própria”, destacou a reportagem.
Atualmente, a instituição tem cerca de 180 agentes, que atuam na proteção dos bens, serviços e instalações do município, das empresas de economia mista, fundações e da autarquia municipal. Eles fazem orientação de trânsito, proteção às atividades municipais, apoio a fiscalização municipal, Ronda Escolar, proteção e segurança preventiva em todos os eventos organizados ou apoiados pela Prefeitura, apoio a Secretaria de Meio Ambiente e o Grupamento de Operações com Cães atua na detecção de armas e entorpecentes, contenção de distúrbios, buscas de cadáveres e cinoterapia.
“É um privilégio grande estar nesse momento histórico da Guarda. Nossa instituição de mais de um século de trabalho pela nossa cidade. Sei da dedicação de cada um de vocês, por isso mesmo, hoje é dizer muito obrigado a cada um que faz parte da nossa instituição”, afirmou o comandante da Guarda, Eliel Silveira.
O evento desta sexta-feira contou também com a presença do vice-prefeito Albano Filho Baninho; o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão; o coordenador de Segurança Pública, Ricardo Freitas, e o subcomandante da Guarda Civil, Leandro Nicolay.