A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governo e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, realiza na próxima terça-feira (12/08) uma ampla programação para marcar o Dia Nacional dos Estudantes e Dia Internacional da Juventude. Com o tema “Rumo ao Futuro: A Voz dos Estudantes”, o evento vai das 8h às 16h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, reunindo palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e uma Feira de Profissões para os jovens.
Entre as atividades, estão acesso a informações sobre emprego, estágio, saúde, meio ambiente e o Programa Etic, além de teste vocacional e rodas de conversa sobre saúde mental, sexual e prevenção de doenças. A programação também conta com apresentações de dança, DJ e teatro, incluindo a participação especial do grupo Imparáveis, da Comdep, conhecido por unir arte e conscientização ambiental em suas encenações.
O prefeito Hingo Hammes destacou a importância de ouvir os jovens e criar espaços para que eles participem das decisões da cidade. “Investir na juventude é investir no futuro de Petrópolis. Queremos garantir que os jovens tenham acesso à informação, oportunidades e sejam protagonistas na construção de políticas públicas. Esse evento é um passo importante nesse sentido”, afirmou.
Para o secretário de Governo, Fred Procópio, a data é uma oportunidade de aproximar a administração municipal das demandas da juventude. “A data nos lembra que é fundamental dialogar com quem vai assumir os rumos da cidade nos próximos anos. A carta da juventude que será elaborada durante o evento vai nos ajudar a construir políticas mais efetivas e alinhadas com as necessidades reais”, ressaltou.
Envolvida em ações que unem a valorização da juventude e a conscientização ambiental, a Comdep reforça seu compromisso com o futuro dos estudantes. “Acreditamos na força transformadora dos jovens. Por isso, além de levar mensagens de sustentabilidade por meio do teatro, mantemos, via Comdep, mais de 120 jovens aprendizes atuando em diversos setores da Prefeitura, contribuindo para formar cidadãos engajados e preparados”, disse a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
Já a coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude, Carolina Chiavazzoli, enfatizou que a iniciativa busca unir conhecimento, cultura e participação social. “Nossa proposta é criar um espaço plural, onde os jovens possam aprender, se expressar e contribuir com ideias para o desenvolvimento da cidade. O tema ‘Rumo ao Futuro: A Voz dos Estudantes’ traduz exatamente essa visão”, disse.
A construção coletiva da “Carta da Juventude” será um dos pontos altos do evento, reunindo propostas para áreas como meio ambiente, cultura, educação, trabalho e inovação, saúde, esporte e lazer.