Com a chegada da nova onda de frio, o GSH Banco de Sangue Santa Teresa registra uma queda ainda mais acentuada no número de doadores, agravando um cenário já preocupante: os estoques de sangue do tipo O- estão em nível crítico.
A instituição reforça o alerta e pede que os doadores se mobilizem ainda neste início de semana, para que a escassez não comprometa o atendimento a emergências e procedimentos médicos essenciais.
“O frio afasta os doadores, mas as necessidades hospitalares continuam ou até mesmo aumentam. Precisamos do apoio imediato da população para que o sangue chegue a quem mais precisa, especialmente o tipo O-, que é vital em emergências”, afirma Eliane Custódio, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue.
Por que o sangue O negativo é tão importante?
O sangue tipo O- é conhecido como o “doador universal”. Ele pode ser transfundido em pacientes de qualquer tipo sanguíneo quando não há tempo para testes de compatibilidade, como em acidentes graves, cirurgias de urgência ou atendimentos a pacientes em tratamentos de enfermidades crônicas, como as oncológicas. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda especialmente sua utilização em recém-nascidos até 4 meses de idade que necessitem de transfusões o que torna sua disponibilidade ainda mais vital.
Em épocas de frio, os estoques naturalmente sofrem quedas significativas, e o comparecimento de doadores tende a diminuir. Ainda assim, a necessidade de sangue não tira folga e a doação neste momento pode ser a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes.
A instituição ressalta que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e necessários neste momento. Para doar, basta comparecer às unidades, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo. O endereço é Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen. O funcionamento é da 7h às 18h, diariamente, inclusive aos finais de semana.
• Transporte gratuito para doadores: a instituição disponibiliza transporte gratuito para grupos a partir de 4 pessoas, saindo de localidades específicas e de fácil acesso para a população (consultar os locais). Para agendamento e consulta, entrar em contato com 3 dias antecedência, no whats (24) 98857-8769.