A Incubadora do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI) divulga a segunda chamada pública no ano de 2025 para a inscrição de novos empreendimentos inovadores. As vagas são para projetos que demonstrem potencial inovador, viabilidade técnica e mercadológica e que possuam afinidade com a pesquisa desenvolvida no LNCC.
A avaliação das propostas será realizada em três etapas: 1- análise preliminar da empresa quanto a sua adequação aos objetivos da Incubadora LNCC; 2- análise técnica do Plano de Negócios; e; 3 – análise técnica das empresas selecionados por uma banca de avaliação. O formato da seleção foi desenvolvido para atender a demanda dos interessados com mais eficiência privilegiando as características e oportunidades identificadas nas propostas de negócios inovadores de base tecnológica. O prazo para recebimento de propostas segue até o dia 31 de agosto.
Dentre as áreas de interesse para incubação de projetos estão automação, IA, bioinformática, computação, eletroeletrônica, engenharias, meio ambiente, meteorologia, telecomunicações, tecnologia da informação, entre outras. Ainda de acordo com a divulgação da chamada pública, o resultado final está previsto para o dia 30 de setembro. As startups selecionadas poderão utilizar as instalações e serviços da Incubadora por um prazo de quatro anos. Os empreendedores também terão à disposição uma sala de uso privativo, acesso à infraestrutura de uso comum, como salas de reunião, auditório, além de serviços de assessoria, capacitações em gestão de negócio, conforme disponibilidade