A segunda audiência pública para debater a proposta de formalização dos bairros de Petrópolis vai acontecer nesta terça-feira (16/09). A reunião online vai discutir o distrito de Pedro do Rio. Para participar, basta acessar a videochamada pelos links disponibilizados no site da Prefeitura (https://www.petropolis.rj.gov.br). São duas salas virtuais, uma aberta às 18h e outra às 19h, ambas disponíveis para todos os interessados (para acompanhar a reunião na íntegra, é necessário acessar os dois links).
“A participação da população é muito importante, fizemos uma ampla análise técnica, mas são os moradores que podem dar detalhes fundamentais para a delimitação correta dos bairros. A formalização é uma ferramenta que vai contribuir muito com a construção de políticas públicas que vão impactar diretamente a vida da população”, destacou o secretário de Planejamento e coordenador do Conselho de Revisão do Plano Diretor (CRPD), Fred Procópio.
A formalização dos bairros é uma questão que se arrasta há mais de uma década e que só agora avançando. Em junho deste ano, o CRPD aprovou uma proposta que oficializa bairros em 44 localidades. Depois disso, foi aberta uma consulta pública no site da Prefeitura que permite que qualquer pessoa consulte os mapas e apresente sugestões. Agora, estão sendo realizadas audiências públicas, com uma reunião a cada distrito.
Na semana passada, a primeira audiência pública tratou da delimitação dos bairros da Posse. Depois da reunião sobre Pedro do Rio, serão realizados outros encontros online para debater os distritos de Itaipava (23/09), Cascatinha (30/09) e Petrópolis (07/10), sempre no mesmo horário.
As 44 localidades mapeadas são: Alto da Serra, Araras, Bingen, Bonfim, Brejal, Carangola, Cascatinha, Castelânea, Caxambu, Centro, Coronel Veiga, Corrêas, Córrego Grande, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa, Floresta, Independência, Ingelheim, Itaipava, Itamarati, Manga Larga, Meio da Serra, Morin, Mosela, Nogueira, Pedro do Rio, Provisória, Quarteirão Brasileiro, Quissamã, Quitandinha, Retiro, Ribeirão Grande, Rio Bonito, Roseiral, Samambaia, Santa Rosa, São Sebastião, Secretário, Siméria, Taquaril, Vale das Videiras, Vale do Cuiabá e Valparaíso.
Foto: divulgação