A Prefeitura iniciou nesta semana, no distrito da Posse, uma série de palestras de conscientização sobre os cuidados com animais peçonhentos. A ação, organizada pela Vigilância Ambiental, tem o objetivo de levar informação para estudantes de escolas da rede municipal de educação para alertar sobre os riscos e os cuidados com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas. A primeira unidade a receber a capacitação nesta segunda-feira (15/09) foi a Escola Municipal Avelino de Carvalho, localizada na região do Brejal.
“Oferecemos atendimento médico e criamos uma referência para atendimentos de emergência envolvendo acidentes com animais peçonhentos na Unidade Pré-Hospitalar de Pedro do Rio, que fica próximo da Posse. Mas é importante também levar informação para evitar os acidentes”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
A palestra é conduzida pelo biólogo da Vigilância Ambiental, Dione Storck, que esclarece os diversos tipos de animais peçonhentos comuns na nossa região e os cuidados que os moradores devem ter para evitar acidentes. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto as características de cada animal.
“Nosso objetivo é levar orientação para os moradores de regiões rurais, que ficam próximas das matas, para que eles possam evitar acidentes, principalmente no verão, quando é mais comum o aparecimento de animais peçonhentos”, explicou o secretário de Saúde, Luís Cruzick.
As próximas ações vão acontecer no dia 22 setembro, na Escola Municipal Beatriz Zaleski, e no dia dois de outubro, na Escola Municipal Moyses Furtado Bravo.