Atuação integrada é uma das reivindicações da Unita para garantir a mobilidade
O Parque de Exposições de Itaipava voltou a ter um comitê ativo. A primeira reunião marcando a retomada ocorreu nesta quarta-feira (17) e teve a participação de secretários municipais, representantes de associações e empresários locais. A Unita – Unidos por Itaipava – que tem como pauta a mobilidade, e entende que eventos no Parque precisam de atenção especial para garantir a fluidez do distrito, esteve presente apontando a retomada como atendimento a uma das reivindicações da entidade empresarial. O encontro marcou o início da revisão do regimento interno do espaço, considerado a maior área de lazer de Petrópolis, com 10 mil m² e palco de eventos de grande porte ao longo do ano.
Entre as deliberações, ficou definido que o novo regimento não tratará apenas das atividades realizadas dentro do parque, mas também contemplará ações voltadas ao entorno, com foco em mobilidade, segurança, limpeza e ordenação. A área de abrangência definida vai da entrada de Bonsucesso até o Shopping Locanda.
“É fundamental termos um plano de ação estruturado para cada grande evento realizado no Parque de Exposições. Isso garante não só a organização do espaço interno, mas também o bem-estar de quem mora, trabalha e circula pelo entorno”, destaca Fabrício dos Santos, secretário da Unidos por Itaipava.
Estiveram presentes os secretários de Turismo, Pablo Kling; de Cultura, Adenilson Honorato; de Esporte, Leandro Kronemberger; e de Meio Ambiente, Pedro Alcântara, além de outros representantes da Prefeitura, técnicos de pastas que integram o comitê. Entidades como o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, representada pelo diretor Patrick Gercy, também estiveram presentes.
As próximas reuniões do comitê deverão definir em detalhes as responsabilidades de cada secretaria envolvida e estabelecer regras para a apresentação dos eventos com antecedência. O próximo encontro de trabalho está marcado para 1° de outubro, já para aprovação da revisão do regimento interno.
Para o presidente da Unita, Alexandre Plantz, a reativação do comitê representa um avanço para a cidade. “O Parque de Exposições é um patrimônio de Petrópolis e precisa de uma gestão integrada. O comitê fortalece a participação da sociedade civil e do poder público, garantindo mais eficiência e segurança na realização dos eventos”, afirma.