Na última sexta-feira (19), moradores da localidade Meudon em Teresópolis, denunciaram um possível crime ambiental, ligado a despejos de insumos no Rio que corta a Rua Tenente Luiz Meirelles, pela coloração avermelhada, assemelhada a vinho tinto que corria nas águas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi acionada, e ressaltaram que receberam a denúncia por volta de meio-dia, e agora segue vistoriando todas as empresas situadas ao longo do rio, com o objetivo de identificar a autoria do despejo, já que houve uma alteração drástica na qualidade das águas.
Tal fator pode ser considerado crime ambiental, pois esse efeito avermelhado pode ter sido resultado de dejetos químicos fortes que comprometeu a estrutura e forma de vidas aquáticas daquele trecho do Rio, perturbando o ecossistema da região e ao entorno.
O Secretário da pasta, Leonardo Maia, destacou que esse tipo de ação é configurado como crime ambiental, enfatizando que esse não foi o primeiro acontecimento, levantando o histórico das irregularidades na cidade. “Teresópolis sofre há décadas com esse tipo de ocorrência, não só o despejo irregular em rios, mas também descarte de entulho, movimentação de terra sem licença e supressão de vegetação”, disse.
Além disso, informou que a maior parte dos casos foram encaminhados ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e muitos deles tornaram-se inquéritos civis. Sobre a situação, pontuou que a equipe segue apurando o caso em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEIA), explicando que a legislação prevê multa e outras sanções aos envolvidos quando a autoria for confirmada.
A Secretaria frisou que para denunciar esta ou outras situações, o indivíduo pode acessar o Sistema Eletrônico Municipal da Prefeitura (eOuve) por meio do site, e aplicativo no smartphone do mesmo nome, podendo fazer a solicitação 24h, todos os dias da semana.
Outros canais são o atendimento presencial na sede da Ouvidoria Geral, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Nos telefones 162, (21) 2742-5074, (21) 2742-8761 e (21) 98126-4038 (WhatsApp) e o e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br.