A Prefeitura e o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) promoveram neste sábado (04/10) a 3ª Conferência Municipal de Segurança. O evento foi realizado na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta e reuniu cerca de 80 pessoas, entre profissionais de segurança de Petrópolis e dos municípios de Areal, São José do Vale do Rio Preto e Volta Redonda. A conferência deste ano trouxe o tema “A Guarda Civil Municipal e a Integração das Forças de Segurança no Município” e teve o objetivo de reunir a sociedade para debater propostas para a área.
“Nós somos a cidade mais segura do Estado e temos o compromisso de continuar trabalhando para avançar cada vez mais nessa área. A integração entre a Guarda Civil, as polícias e as outras forças é fundamental para esse resultado. A Conferência é um momento de grande importância para ouvir toda a população e buscar novas medidas que vão garantir ainda mais segurança para o município”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
A Conferência foi construída para discutir o papel da Guarda Civil no contexto da segurança pública, a partir do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que guardas civis podem desempenhar serviço de policiamento ostensivo e comunitário. Uma das palestras foi ministrada pelo coronel da Polícia Militar e secretário de Ordem Pública da cidade de Volta Redonda, Luiz Henrique Barbosa, que liderou a transição da Guarda Civil do município do Sul Fluminense como força policial ostensiva e comunitária.
“A Conferência coloca foco na segurança pública e no trabalho da nossa Guarda Civil, que deve ser sempre valorizada. Vamos continuar buscando investir na Guarda Civil, que é uma forma de cuidar da nossa população”, destaca o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão.