O Cras Volante realizou 301 atendimentos neste sábado (11/10) na Comunidade Santa Rosa, que fica no km 94 da BR-040. A iniciativa da Prefeitura levou os serviços de Assistência Social para mais perto dos moradores, que também tiveram atividades de Saúde e da Comdep. A ação aconteceu na Escola Municipal Dom Pedro de Alcântara.
O objetivo da ação foi facilitar o acesso da população aos serviços da Secretaria de Assistência Social. Os moradores da Comunidade Santa Rosa são atendidos pelo Cras Quitandinha, que fica cerca de 13 km distante.
“Ao levar o Cras Volante para a Comunidade Santa Rosa, nós estamos garantindo o atendimento para quem mais precisa, mas que, ao mesmo tempo, tem mais dificuldade de acesso aos serviços. Esse é nosso trabalho, garantir que todos os petropolitanos consigam receber os serviços que precisam”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
Quem aproveitou o Cras Volante foi a moradora Simone Cristina Mesquita, que vive na Comunidade Santa Rosa desde que nasceu. Simone aproveitou os serviços de saúde, como aferição de pressão e glicemia, enquanto a filha dela participou das atividades do Criança Feliz e acompanhou o teatro apresentado pela equipe da Comdep.
“Achei muito importante, é muito gratificante terem vindo em pleno sábado fazer esse serviço social para a Comunidade. A Comunidade precisa muito desse trabalho aqui. Ter os serviços aqui facilita bastante para gente”, disse.
Outra moradora que esteve presente na ação foi Ledir Rosa de Jesus. No local, ela conseguiu atendimentos que geralmente só teria acesso indo até uma unidade do Cras. Feliz com a ação realizada na escola que fica na Comunidade onde vive, Ledir lembrou que para conseguir chegar até esses serviços, seria necessário usar um ônibus intermunicipal para subir a Serra.
“Foi muito bom terem vindo aqui porque nós somos carentes aqui na Comunidade. A gente agradece muito a todo mundo que veio aqui hoje”, contou.
Diretora da Escola Municipal Dom Pedro de Alcântara há oito anos, Eliete Marins também destacou o impacto positivo de traz o Cras Volante para dentro da unidade de ensino, que muitas vezes é uma grande referência para a população da Comunidade Santa Rosa.
“A gente está muito feliz hoje de estar proporcionando isso para a Comunidade. A gente entende a localização onde nós estamos, que é uma área de difícil acesso. Então esse deslocamento, esse ir e vir até o Centro de Petrópolis é um pouco complicado. Está sendo fantástico hoje aqui essa oportunidade que a Comunidade está tendo, com várias secretarias neste ambiente que é a escola”, comentou.
Durante a ação, os moradores puderam solicitar inclusão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e obter informações sobre benefícios sociais. Técnicos da Secretaria de Assistência Social também fizeram visitas domiciliares para confirmação de CadÚnico de famílias unipessoais. Para os pequenos, houve recreação infantil e pintura, atividades do programa Criança Feliz.
Além disso, a ação contou com atendimentos promovidos pela Secretaria de Saúde, como vacinação contra gripe e covid-19, aferição de pressão e glicemia, vacinação antirrábica para cães e gatos, ações de orientação sobre saúde bucal (escovação e distribuição de kit higiene) e prevenção em saúde: câncer de mama, de colo de útero e de próstata, tabagismo e planejamento familiar. Também houve atividades da Comdep, que promoveu Teatro de Fantoches e serviço de coleta seletiva.
“A maior importância dessa ação é garantir que os moradores que mais precisam desses atendimentos e de benefícios sociais encontrem esses serviços. Fazer isso é uma forma de cuidar de todos os petropolitanos. Nós vamos continuar buscando cada vez alcançar a população em todos os cantos da cidade”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Adriana Kreisher.