Nos dias 21 e 22 de outubro, a Estácio Petrópolis realiza a XI Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Psicologia, um dos mais importantes eventos acadêmicos da região serrana voltado à discussão sobre Psicologia, saúde mental, formação e crítica.
Em sua 11ª edição, o evento traz como tema central “A Psicologia nos debates atuais da Luta Antimanicomial”, com o objetivo de promover reflexões sobre os desafios contemporâneos da luta antimanicomial e as práticas antimanicomiais e desmedicalizantes, fundamentais para a atuação profissional da(o) psicóloga(o) nas políticas públicas de saúde mental.
A programação inclui palestras, rodas de conversa, oficinas, feira de economia solidária e exposições, reunindo estudantes, docentes, profissionais e representantes de serviços públicos. Entre os temas em destaque estão patologização e medicamentalização da vida, ouvidores de vozes, violência contra mulheres e assistência infantojuvenil.
Um dos destaques da Semana será a Feira de Economia Solidária, organizada por usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em parceria com técnicos do serviço, reforçando a importância da inclusão social e da autonomia de pessoas em sofrimento psíquico.
A abertura do evento contará com a mesa “Controlando a minha maluquez, misturada com minha lucidez: medicalizar, medicar… curar?”, com a presença de Paulo Amarante (Fiocruz), referência nacional em saúde mental, pesquisador e um dos principais militantes da luta antimanicomial no Brasil, e Marcos Ferraz (UERJ).
No mesmo dia, 21 de outubro, haverá também o lançamento do livro “Ilhas: Percursos das Defesas e das Liberdades”, de Paulo Amarante e Leandra Brasil, ampliando o diálogo sobre as liberdades, resistências e caminhos da reforma psiquiátrica no país.
“Diante das múltiplas atualizações cotidianas dos manicômios e de suas consequentes formas de resistência, as atividades da Semana Acadêmica concentram-se em um debate importante sobre as necessidades e urgências da luta antimanicomial, longe de estar encerrada, ainda nos dias atuais”, destaca a professora Natália Vargas, docente do curso de Psicologia e coordenadora da Comissão de Estudantes responsável pela organização do evento.
A XI Semana Acadêmica de Psicologia da Estácio de Petrópolis é aberta ao público externo e promete ser um espaço potente de trocas, reflexão e mobilização em defesa de uma Psicologia crítica, ética e comprometida com a liberdade. Para quem desejar se inscrever basta acessar a página Então coloca que quem desejar se inscrever acesse a página @psicologiaestacio.petropolis.