A Prefeitura promove no sábado (25/10) um mutirão de reconstrução de mama no Hospital Alcides Carneiro (HAC). Será um dia inteiro de cirurgias e a equipe será coordenada pelos médicos João Medeiros e Carlos Vinícius Leite (coordenador do serviço de mastologia), acompanhados de cirurgiões e residentes da UERJ, que participarão de forma voluntária.
“Essa é uma ação muito importante para resgatar a autoestima e o bem-estar de mulheres que passaram por um processo tão difícil como o tratamento do câncer de mama”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
Serão realizadas sete cirurgias de reconstrução de mama e as pacientes já foram selecionadas pelo serviço de mastologia do HAC. A ação acontece todos os anos no mês de outubro, em celebração ao Outubro Rosa. De janeiro a setembro de 2025, foram realizados na unidade 3.398 exames de mamografia, 482 ultrassonografias mamárias bilaterais, 341 cirurgias de lesão não palpável e 24 de reconstrução de mama.
“Nosso foco é garantir um atendimento completo, humanizado e de qualidade. A reconstrução de mama vai além da estética, ela impacta diretamente na recuperação emocional dessas mulheres. É uma alegria ver profissionais se voluntariando por essa causa”, explicou o secretário de Saúde, Luís Cruzick.
O HAC é referência no tratamento do câncer de mama pela rede pública de Petrópolis e oferta à população todos os exames necessários para prevenção e tratamento da doença, como exames físicos realizados nas consultas com especialistas, mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética. No HAC também são realizadas biópsias, cirurgias, além da reconstrução de mama imediata (feita no ato da retirada da mama) ou tardia (que ocorre quando a paciente já retirou a mama há mais tempo).