Programação segue no Museu Imperial com participação de unidades da rede municipal
A Prefeitura deu início, na manhã desta segunda-feira (03/11), às atividades comemorativas pelo bicentenário de nascimento de Dom Pedro II. A programação, voltada aos profissionais da rede municipal de ensino, começou no Centro de Cultura Raul de Leoni e tem como proposta valorizar a contribuição do imperador para a cultura e a educação.
“Celebrar Dom Pedro II é revisitar as origens de Petrópolis e reconhecer a influência de sua visão no desenvolvimento do município. Esse contato com a história fortalece o sentimento de pertencimento e a consciência sobre o papel da educação na formação cidadã”, afirmou o vice-prefeito Albano Filho Baninho.
As atividades incluíram contação de história, palestra com o diretor do Museu Imperial, professor Maurício Ferreira Vicente Júnior, e a abertura de uma exposição com produções das turmas da Educação Infantil da rede municipal. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 13 de novembro, no Centro de Cultura.
“Quando o ensino se conecta à história e ao território, ele ganha significado. Os profissionais têm a oportunidade de refletir sobre práticas pedagógicas que ampliam o olhar das crianças para a memória da cidade e para os valores que construíram nossa identidade”, ressaltou a secretária de Educação, Poliana Ferrarez.
“A parceria entre as áreas da cultura e da educação é essencial para manter viva a memória de Petrópolis e formar novas gerações conscientes da importância de sua herança histórica”, observou o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato
O professor e diretor do Museu Imperial, Maurício Ferreira Vicente Júnior, destacou a importância do envolvimento das escolas nas celebrações.
“O contato dos educadores com o acervo e com a trajetória de Dom Pedro II permite que o conhecimento histórico seja trabalhado em sala de aula de forma mais próxima e significativa”.
A programação segue no dia 11 de novembro, no Museu Imperial, com novas atividades de contação de história e visitas guiadas em dois horários, às 9h e às 14h.