A Câmara aprovou projeto de lei dos vereadores Thiago Damaceno e Marquinhos Almeida que inclui no calendário oficial do município a homenagem ao padroeiro de Petrópolis, São Pedro de Alcântara. Com isso, a data será um feriado municipal de natureza religiosa, a ser comemorado no dia 19 de outubro. A data reconhece a importância histórica, cultural e religiosa da devoção ao santo.
O vereador Thiago Damaceno destacou que Petrópolis era uma das poucas cidades do Brasil que não reconheciam o seu padroeiro. “A data respeita e valoriza a fé cristã. Como Petrópolis não tinha uma data específica para homenagear o padroeiro, muitas pessoas confundiam a data com o Dia do Colono Alemão. Com a instituição do feriado em lembrança ao Dia do Padroeiro, resgatamos e homenageamos a memória de São Pedro de Alcântara”, disse.
De acordo com o vereador Marquinhos Almeida, a instituição do feriado também poderá criar um novo espaço para eventos. “Com o Dia do Padroeiro, a Mitra e a Prefeitura, em parceria, terão a oportunidade de desenvolver uma ampla programação cultural e de eventos para a data. Isso irá atrair turistas, além de movimentar o comércio, contribuindo para o desenvolvimento econômico, além de propiciar uma nova alternativa de lazer para os petropolitanos”, afirmou.
Após ser aprovada pelos vereadores, a iniciativa vai agora para sanção do Poder Executivo.