Com o lema ‘Luz, câmera, ação: drogas, não!’, mais de 800 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 19 escolas municipais e de um colégio da rede particular de ensino receberam, nesta terça-feira (25), o certificado de formação do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Realizada pelo 30º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a cerimônia de formatura reuniu instrutores, estudantes, pais e professores em espaço cedido pela Igreja Novos Começos, no centro da cidade. O Prefeito Leonardo Vasconcellos e a secretária de Educação, Carla Rabello, também prestigiaram a formatura.
“O espaço na vida das nossas crianças deve ser ocupado para aprender coisas boas. E um programa como o Proerd transmite ensinamentos valiosos para os alunos. Parabéns a todos os pais e familiares aqui presentes! É importante demais a participação deles na vida de seus filhos! Parabenizo também aos alunos que aproveitaram essa importante oportunidade de aprendizado que levarão para a vida!”, frisou o Prefeito Leonardo.
A secretária Carla Rabello destacou a importância da parceria entre as instituições e as famílias. “Com muita alegria participamos hoje do encerramento de mais uma etapa do Proerd, em parceria com a Polícia Militar! A presença das famílias dos nossos alunos formandos, dos professores e equipes das escolas é a demonstração de como é genuína a parceria entre o Poder Público, as instituições, as escolas e as famílias! Agradecemos e celebramos esse momento feliz!”.
O programa: As aulas do Proerd ajudam a conscientizar os alunos sobre as consequências legais, físicas e sociais do uso de drogas e preparam as crianças para resistir às pressões dos grupos que incentivam o consumo dessas substâncias. Também são transmitidas orientações sobre a segurança pessoal dos estudantes quando estiverem em casa, na escola ou na rua.
O subcomandante do 30º BPM, tenente-coronel Felipe, “É com grande alegria que estamos aqui hoje nesta formatura do Proerd, celebrando a conquista de 878 alunos da rede de ensino de Teresópolis, que encerram, neste segundo semestre, uma etapa muito importante de suas vidas. O Proerd nasceu a partir de uma iniciativa criada em 1983, nos Estados Unidos, e que foi adaptada para o Brasil em 1992 justamente pela PMERJ, pioneira na implantação desse trabalho preventivo em nosso país. Desde então, esse trabalho se espalhou pelo Brasil!”, enfatizou o subcomandante, ressaltando que o programa tem entre os objetivos aproximar famílias, escolas e PM formando uma rede de proteção para nossas crianças.
Receberam o certificado do Proerd alunos das escolas municipais Alfredo Ignácio Jorge, Belkis Frony Morgado, Centro Educacional N. S. de Fátima, CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos, Dorvalino de Oliveira, Estado de Israel, Francisco Maria Dállia, Governador Portella, Hermínia Josetti, Irene Sant’Anna do Valle, Manoel Alves Moreira, Manoel José Fernandes, Rotary, Sebastião Mello, Serra do Capim, Stella Moraes Simões, Sylvio Amaral dos Santos, Tiago Pacheco de Medeiros e Wenceslau Brás e do Centro de Ensino Betesda, da rede particular de ensino.
Alunos Destaque
Durante o evento, os alunos fizeram o tradicional juramento, comprometendo-se com uma vida longe das drogas e da violência. Também foram premiadas as melhores redações produzidas pelos alunos, como forma de expressar os aprendizados ao longo do programa. Cinco estudantes se destacaram e foram premiados pelo 30º BPM com uma bicicleta: Matias Henrique (EM Hermínia Josetti), Larissa dos Santos da Costa (EM Wenceslau Brás), João Miguel Carvalho da Motta (EM Tiago Pacheco), Marina da Cruz Vasconcellos (EM Belkis Morgado) e Larissa Azevedo (Ciep Prof. Amaury Amaral dos Santos).
Ao final da cerimônia, os formandos cantaram a Canção do Proerd, com a presença especial do mascote do programa Léo, encerrando o evento com emoção e sentimento de dever cumprido.
Fotos: Jorge Maravilha