Os bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Alcides Carneiro (HAC) receberam, na terça-feira (25/11), um presente que tem um grande significado para a recuperação deles. São polvos feitos de crochê por mulheres que fazem parte da Feira de Empreendedorismo Feminino e Economia Criativa de Petrópolis. Os polvos proporcionam conforto e segurança aos recém-nascidos, pois seus tentáculos remetem ao cordão umbilical, ajudando a acalmá-los e a reduzir a agitação e o estresse.
“Cada bebê prematuro representa uma história de força e superação, e nosso dever é garantir que eles encontrem, desde os primeiros dias de vida, toda a estrutura e carinho necessários para crescer com saúde”, destacou o prefeito Hingo Hammes
A ação faz parte da Campanha Novembro Roxo, mês de conscientização da prematuridade de bebês. As integrantes da Feira de Empreendedorismo foram pessoalmente entregar os bichinhos no hospital e se encantaram com o trabalho feito pela equipe de enfermagem. Ao todo, foram confeccionados 31 polvinhos de crochê para serem doados aos bebês internados. Especialistas acreditam que isso melhora a frequência cardíaca, a saturação de oxigênio e a qualidade do sono dos bebês.
“Em Petrópolis, temos um compromisso permanente com o cuidado e a proteção das nossas crianças, especialmente aquelas que chegam ao mundo antes do tempo. E precisamos falar sobre prematuridade, apoiar as famílias e de valorizar o trabalho excepcional realizado por nossas equipes de saúde”, comentou o secretário de Saúde, Dr. Aloisio Barbosa.