Evento foi redimensionado e será garantido com investimentos de patrocínio do Governo do Estado e iniciativa privada
O Natal Imperial 2025 começa no dia cinco de dezembro. A abertura inicialmente prevista para o dia 28 de novembro, foi adiada para ajustar o calendário municipal às demais atividades programadas para a cidade, como a FliPetrópolis que chega a sua segunda edição e que já se consolida como um dos grandes eventos culturais de Petrópolis, além do festival A Lapa Sobe a Serra. O Natal segue até quatro de janeiro, reunindo mais de 100 atrações gratuitas espalhadas pelo município, um número recorde em relação às edições anteriores. Entre os destaques da programação estão a abertura, com show da Família Lima, e durante a programação haverá shows de Toni Garrido e Orquestra Vila Lobos.
A programação completa será disponibilizada em breve e reunirá não apenas as atrações oficiais do Natal Imperial, mas também atividades promovidas por shoppings, pela Rua 16 de Março, universidades, por denominações religiosas, pelo Sesc, associações comerciais e outras instituições parceiras, ampliando o alcance cultural e turístico do evento e fortalecendo a movimentação na cidade durante o período natalino.
“O Natal Imperial 2025 está sendo preparado com muito cuidado. Além das atrações gratuitas, buscamos montar uma agenda que se encaixe de forma harmoniosa com as demais atividades da cidade. O objetivo é oferecer um evento de qualidade, que valorize nossa cultura e movimente o turismo e a economia. A crise financeira da Prefeitura é um fato, mas estamos com muitas parcerias. O Natal Imperial só será possível graças a um intenso trabalho de articulação para captação de patrocínios e uso de leis de incentivo, o que demonstra o compromisso da nossa gestão com a cultura e turismo”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
O presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato, destacou que a programação foi pensada para ampliar o acesso e fortalecer a participação de petropolitanos e turistas. “Estamos construindo uma edição ainda mais diversa, reunindo grandes shows e atrações tradicionais que valorizam nos produtores culturais da cidade. Queremos que moradores e visitantes vivam intensamente essa experiência que já faz parte da identidade cultural de Petrópolis”, disse.
“Sabemos que dezembro é um período de muitos turistas na cidade e durante todo o ano tivemos uma extensa divulgação do calendário de atividades na cidade em diversas feiras e até mesmo no exterior. O ajuste no calendário, no entanto, auxilia tanto na garantia do fluxo de turistas durante todo o mês, como melhora a qualidade da recepção e experiência dos turistas na cidade”, afirmou o secretário de Turismo, Pablo Kling.
O Natal Imperial 2025 conta com patrocínio do Governo do Estado e empresas através de leis de incentivo à cultura.
Palácio de Cristal será o palco das atividades do Natal Imperial
A instalação da decoração natalina terá início no fim de novembro, logo após a realização da FliPetrópolis, que utiliza o Palácio de Cristal como palco principal. O espaço, símbolo da cidade, também será o ambiente central das atividades do Natal Imperial 2025, recebendo apresentações, intervenções culturais e ações especiais durante todo o mês de dezembro até quatro de janeiro.
Eventos no último fim de semana de novembro:
De 27 a 30 de novembro, a FliPetropolis promete trazer para a cidade uma vasta programação de palestras com autores e muita literatura para petropolitano e turistas. O evento, que na primeira edição teve mais de 37 mil visitantes, acontece no Palácio de Cristal. Já entre os dias 28 e 30/11, o Lapa Sobe a Serra é um festival que celebra a cultura carioca e a boemia em novos horizontes. A energia da Lapa toma conta da Praça da Água em uma experiência que une música, dança, gastronomia e identidade brasileira.
Natal do Sesc
O Quitandinha já está no clima natalino com a tradicional árvore e iluminação ao redor do lago. O Palácio Quitandinha também é palco de uma projeção mapeada durante o mês.
Caravana da Coca-Cola chega a Petrópolis no dia 2 de dezembro
A tradicional Caravana da Coca-Cola também faz parte das atrações vinculadas ao período do Natal Imperial. A chegada está marcada para o dia dois de dezembro, alguns dias antes da abertura oficial do evento. Os caminhões iluminados percorrem diversas regiões de Petrópolis, levando música, personagens e o clima natalino que já se tornou tradição entre moradores e visitantes.
Foto: divulgação