A Prefeitura, o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros realizaram na manhã deste sábado (29/11) um simulado de chuva forte. A atividade aconteceu no Alto Independência, como parte da Semana Municipal de Redução de Riscos. O objetivo do exercício foi preparar tanto a população local sobre como proceder em caso de tempestades, quanto os diversos órgãos envolvidos em ações de resposta, para garantir uma atuação integrada e eficiente.
“É muito importante que os moradores e as equipes de todos os órgãos saibam como agir em caso de chuva forte. O simulado serve exatamente para deixar todos preparados e conscientes sobre o que fazer, para que seja possível minimizar o impacto da chuva”, disse o prefeito Hingo Hammes.
A atividade buscou simular cenários comuns em dias de chuvas fortes. Houve envio de SMS de alerta, acionamento de sirene, abertura de ponto de apoio e atendimento de emergência. O Corpo de Bombeiros simulou uma busca feita por um cão, seguida do resgate de uma pessoa soterrada por escombros, e a remoção de uma vítima.
“Fechamos hoje a Semana Municipal de Redução de Riscos com o simulado no Alto Independência, ação importante para treinar a articulação das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, que teve o Dia D de Vacinação, e treinar a comunidade junto com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil”, afirmou o secretário de Defesa Civil, Guilherme Moraes.
“É muito importante essa integração do Estado com o município e com a população, no simulado de evacuação da comunidade, para nos prepararmos para esse período chuvoso que nós estamos vivendo. Petrópolis tem um histórico de desastres, nós não queremos que aconteça de novo, mas precisamos estar preparados. Quando Estado, município e população se preparam juntos, a resposta sempre é melhor”, avaliou a coordenadora Regional da Defesa Civil (Redec) Serrana I, Mariana Paixão.
A equipe do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do Independência também participou do simulado. “Eu acho muito importante porque a nossa região é um dos lugares que é muito atingido pelas águas. Essa semana mesmo, na segunda-feira (dia 24), tivemos muita chuva na nossa comunidade. Nós estamos nos preparando para o verão, aprendendo. A coordenação dos Nudecs está fazendo várias programações para que, na hora que houver risco de desastre na nossa comunidade, a gente saiba o que fazer”, comentou Simone Cezareo, uma das integrantes do Nudec Independência.
Além disso, o secretário de Defesa Civil de São José do Vale do Rio Preto, Rodrigo Pereira, acompanhou o simulado com objetivo de levar para o município as experiências observadas em Petrópolis.
Durante o simulado, também foi realizado Dia D de Vacinação (DT, Hepatite B, Influenza, Covid-19 e Tri-Viral). Foi oferecida vacinas na Escola Municipal Alto Independência e em outros pontos da cidade, como UBS Quitandinha, Centro de Saúde da Rua Santos Dumont, Praça de Corrêas (Praça Luiz Furtado da Rosa), Praça de Nogueira e CEU da Posse.
“É importante que a população participe, é um exercício fundamental para que os moradores entendam o que precisam fazer quando recebem um alerta de chuva forte e as sirenes começam a ser acionadas, utilizando as rotas de fuga previamente traçadas até o ponto de apoio”, frisou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.