Pouco mais de 2 anos após chegar a Petrópolis, o programa Segurança Presente do Estado se consolida como importante reforço no policiamento para a segurança da população. A unidade de Petrópolis foi inaugurada em 2023, pelo governador Cláudio Castro e por Bernardo Rossi, então secretário de estado de Governo. Desde então as equipes realizaram mais de 53.659 abordagens a suspeitos, recapturaram criminosos foragidos da Justiça, prenderam, em flagrante, acusados de roubos e furtos a pedestres e estabelecimentos, suspeitos de tentativas de homicídio, tráfico, assim como motoqueiros em manobras perigosas que colocavam em risco a segurança de pedestres.
Entre os meses de novembro de 2023 e 2025, foram 487 ocorrências registradas nas delegacias (105ª e 106ª), entre as quais 83 casos de roubo e furtos. Quarenta e cinco foragidos da Justiça foram recapturados e 57 apreensões foram feitas, entre as quais, 22 veículos e duas armas de fogo. As equipes também prestaram auxilio social, com 283 atendimentos a quem precisa.
O Segurança Presente é um programa da Secretaria de Estado de Governo, criado para reforçar o policiamento em áreas com grande circulação de pessoas. A equipe do Segurança Presente Petrópolis conta com policiais, além de agentes civis e assistente social, e viaturas – carros e motos – que reforçam a segurança em ruas do Centro diariamente das 8h e 20h e no distrito de Itaipava nos fins de semana. Recentemente, Bernardo Rossi garantiu junto ao estado a ampliação da área de atuação das equipes até o entorno da Praça da Liberdade e das Avenidas Koeler e Ipiranga.
Bernardo também conseguiu recentemente, junto ao secretário de Estado do Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, a reativação de postos de policiamento no Bingen e no Alto da Serra – entradas estratégicas da cidade.
Foto: divulgação