A exposição “O Tempo das Coisas”, de Marcos Cardoso, com curadoria de Adriana Nakamuta, foi prorrogada e estará aberta ao público, gratuitamente, até o dia 18 de dezembro, na Galeria de Arte Solar, que fica na Rua Saint Roman, 149 – Pavão-Pavãozinho, Copacabana. O espaço é uma instituição sem fins lucrativos, que funciona dentro do Solar Meninos de Luz. As obras foram produzidas com palitos de picolé, de fósforo, sacos plásticos, entre outros materiais alternativos.
Segundo o artista plástico Marcos Cardoso, o objetivo da mostra é olhar para o cotidiano, fazendo com que as pessoas reflitam mais sobre o descarte das coisas que estão consumindo. “O que está indo para a natureza, o que fazer com esses materiais, isso é lixo? Essa é a reflexão do meu trabalho”, comenta Marcos.
O Instituto Yduqs, em parceria com as instituições de ensino superior, como a Estácio, Wyden, Ibmec e IDOMED, reforça mais uma vez seu compromisso com a valorização da cultura nacional. Ao longo de 2025, a instituição ampliou seu apoio a iniciativas artísticas que promovem acesso, educação e a preservação da memória cultural brasileira. Entre as ações apoiadas está a exposição “O Tempo das Coisas”. Além dessa mostra, o Instituto Yduqs apoiou, ao longo do ano, diversos eventos, como a Exposição Ayrton Senna, o musical Hair Spray, entre outros projetos culturais que reforçam o compromisso da instituição com a promoção da arte no país.
“O Instituto Yduqs acredita na potência transformadora da cultura e entende que a arte é também uma ferramenta de educação. Por isso, ampliamos nossa atuação e apoio a projetos que fortalecem o cenário cultural brasileiro”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.