O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Petrópolis (COMUPA), em parceria com a OAB Petrópolis e a vereadora Gilda Beatriz, vai realizar, a partir do próximo dia 22 de dezembro, uma ação de orientação junto a estabelecimentos comerciais da cidade que anunciam a queima de fogos de artifício nas festas de fim de ano.
O objetivo da iniciativa é divulgar e reforçar o cumprimento da lei municipal, de autoria da vereadora Gilda Beatriz e do prefeito Hingo Hammes, que proíbe a soltura de fogos com estampido, ou seja, que produzem barulho.
De acordo com os organizadores, os fogos sonoros causam impactos graves à saúde e ao bem-estar dos animais, podendo provocar intenso sofrimento, crises de pânico e até levá-los à morte. Além disso, o barulho também afeta negativamente idosos, crianças, pessoas com transtorno do espectro autista e portadores de outras síndromes sensíveis a ruídos.
Durante as visitas, os representantes das instituições envolvidas irão esclarecer comerciantes e responsáveis por eventos sobre a legislação vigente, as penalidades previstas em caso de descumprimento e a importância da adoção de alternativas silenciosas para as celebrações de fim de ano.