O prefeito Hingo Hammes autorizou nesta sexta-feira (23/01) o processo de licitação de uma obra de contenção na região do Alcobacinha. O projeto será executado com recursos federais. Essa é uma das obras apresentadas pelo município e selecionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal em 2025.
“Essa é uma obra aguardada há mais de 10 anos pela comunidade e que vai trazer mais segurança. Nossa expectativa é que a intervenção seja executada o mais rápido possível. Seguimos trabalhando para tornar a nossa cidade mais segura”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
A contenção no Alcobacinha faz parte de um pacote de intervenções do PAC. No total, o investimento passa dos R$ 59 milhões.
“Essa obra está orçada em R$ 9,6 milhões. Vai ser feita uma barreira dinâmica e isso vai trazer uma enorme segurança e tranquilidade para os moradores”, afirmou o secretário de Obras, Maurício Veiga. O valor final da obra pode ser menor por conta da concorrência entre as empresas interessadas em realizar o serviço.
Ao longo do ano passado, a Prefeitura trabalhou para executar ou elaborar projetos de 30 obras de contenção e drenagem no município. Várias delas já estão concluídas, como nas regiões da Estrada da Saudade (em dois pontos diferentes), Bingen, Quitandinha (em três pontos diferentes), Castelânea, Coronel Veiga, 24 de Maio, Sargento Boening e no Morro da Oficina (Alto da Serra), onde as intervenções já foram concluídas e agora estão na fase de reflorestamento. Outras estão em andamento, como na Comunidade do Contorno (às margens da BR-040), em Araras, no Caxambu e no Quitandinha.