Como está a sua saúde mental? Esta é a pergunta que profissionais da Secretaria de Saúde vão fazer para quem estiver passando pela Praça Dom Pedro nesta quinta-feira (29/01). A ação faz parte da Campanha Janeiro Branco e o objetivo é acolher e ouvir a população, em meio ao estresse do dia a dia. No espaço serão oferecidas atividades de saúde, bem-estar e relaxamento. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam que mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, e ansiedade e depressão são as condições mais prevalentes.
“Sabemos que a correria diária e o estresse mexem com o psicológico de muita gente e por isso estamos levando o serviço de saúde mental para a Praça, com o objetivo de se aproximar da população e oferecer acolhimento”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
Nas tendas de acolhimento, equipes das Áreas Técnicas da Secretaria de Saúde vão oferecer testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional e informações sobre tabagismo para quem tem o interesse em parar de fumar. O primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental.
“A saúde mental influencia a forma como pensamos, sentimos, nos relacionamos e vivemos. Quando cuidamos dela, aprendemos a respeitar nossos limites e construir relações mais saudáveis”, comentou o secretário de Saúde, Dr. Aloisio Barbosa.