Por Gabriel Rattes e Johnnata Joras
Um caso grave de maus-tratos contra animais chocou moradores da Estrada da Saudade, em Petrópolis, nesta semana. Dois cães foram encontrados mortos e mutilados dentro de sacolas plásticas, descartados em uma caçamba de lixo da localidade. A ocorrência foi registrada na 105ª Delegacia de Polícia, no bairro Retiro. A Polícia Civil abriu investigação para apurar o crime.
Denúncia
Segundo moradores, o caso foi denunciado ao vereador Domingos Protetor, que esteve no local e formalizou o boletim de ocorrência. De acordo com o vereador, os animais apresentavam sinais de mutilação. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele relatou que encontrou animais sem cabeças e sem patas ao chegar ao local. O parlamentar afirmou ainda que buscaria imagens de câmeras de segurança próximas para tentar identificar os responsáveis.
Linha Verde
O crime não é um fato isolado na cidade. Dados do programa Linha Verde mostram que os maus-tratos contra animais estão entre as principais denúncias ambientais na Região Serrana. Em 2025, o Linha Verde recebeu 850 denúncias de crimes ambientais. Desse total, 280 foram de maus-tratos contra animais, sendo a infração mais recorrente.
Já em janeiro de 2026, Petrópolis foi o município com maior número de denúncias na Região Serrana:
– Petrópolis: 30
– Teresópolis: 9
– Nova Friburgo: 7
Crime pode levar à prisão
O crime de maus-tratos contra animais está previsto na legislação brasileira, no artigo 136 do Código Penal. Os maus-tratos a animais também estão tipificados principalmente na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com agravantes quando há morte do animal. A pena pode variar conforme a gravidade do caso, podendo chegar a quase 7 anos de reclusão, dependendo das circunstâncias e do enquadramento jurídico.
A Polícia Civil informou que as investigações estão em andamento. Também informou que já começou o trabalho de mapeamento de câmeras de segurança na região onde os corpos foram encontrados. Informações que ajudem a identificar os responsáveis podem ser repassadas de forma anônima às autoridades.