A Câmara Municipal de Petrópolis, na última terça-feira (04), aprovou projeto de lei que dispõe sobre a liberação das imagens das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP).
A proposta estabelece que o Poder Executivo deve disponibilizar acesso às imagens das câmeras de monitoramento do CIMOP sempre que houver mudança de estágio operacional para o nível de “Atenção”, conforme definido pelo Plano de Contingências. Além disso, serão disciplinadas formas de liberação e meios de acesso às imagens.
Em sua justificativa o autor do projeto explica que após as intensas chuvas ocorridas em março de 2024, o Poder Executivo já havia liberado as imagens das câmeras do CIMOP, permitindo que qualquer cidadão pudesse visualizá-las. Essa medida foi vital para orientar os petropolitanos sobre os melhores caminhos a seguir, garantindo assim a segurança de todos diante das condições climáticas adversas.
O projeto visa criar mecanismos suplementares de segurança, especialmente em momentos de forte precipitação, para que os petropolitanos possam tomar decisões informadas e alcançar locais seguros com maior facilidade. A liberação das imagens das câmeras não só é uma questão de praticidade, mas também uma medida que visa à preservação de vidas.
O Projeto, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.
Foto: arquivo TVC