Recém-chegada de uma turnê pela Europa, onde, segundo ela, “os livros estão acontecendo de uma maneira que a deixa entusiasmada”, e se dedicando ao novo romance, que torce para ser lan daçado ainda em 2025, Carla Madeira é a convidada de julho do Clube de Leitura CCBB 2025, com encontro marcado para 9 de julho.
O público escolheu, em votação aberta pelo instagram.com/ccbbrj , o livro Tudo é rio para ser a obra lida neste ciclo e foco do debate. O Banco do Brasil patrocina o Clube de Leitura CCBB 2025.
“Os clubes de leitura são uma ocasião valiosa de reflexão, de compartilhar a experiência de cada um ao ler um livro. Tudo é rio é um livro intenso, com muitas camadas e questões sensíveis, fico feliz que será lido no Clube de Leitura CCBB e já na expectativa das ressonâncias”, antecipa a autora.
Para a mediadora e curadora do evento, Suzana Vargas, “Carla Madeira vem trazer ao Clube de Leitura o vigor da nova safra de romancistas brasileiros, com uma narrativa forte, cuja fabulação, aparentemente banal, nos surpreende a todo momento e nos vemos afogados nas águas de um erotismo que inaugura um novo modo de contar-se”.
E complementa, “violência doméstica, machismo, a complexidade das relações humanas e a fragilidade das relações sociais se mostram ainda vivas em seus romances. Como Martha Medeiros nos diz no livro de estreia de Carla, ela ‘não merece ficar escondida nas prateleiras das livrarias’. Eu diria – três romances depois – que sua literatura passa a ser essencial, nos colocando diante de uma verdadeira contadora de histórias em cujas tramas podemos nos reconhecer e, por isso mesmo, nos compreender melhor. Sem falsos moralismos, sem amarras , plenos da poesia de sua narração”.
O encontro com Carla Madeira acontece em 9 de julho, a partir das 17h30, na Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). A entrada é gratuita e os ingressos ficam disponíveis a partir das 9h da manhã do dia do evento.
*Clube de Leitura CCBB completa quatro anos,reforça a interface entre as artes por meio de palavras e se firma como evento internacional de leitura
Com mediação de Suzana Vargas, também curadora do evento, e do poeta Ramon Nunes Mello, a edição de 2025 do Clube de Leitura CCBB pretende trabalhar as relações da literatura com as outras artes: música, teatro, cinema. O objetivo, segundo Suzana, é levar o público leitor a perceber como a palavra rege quaisquer manifestações artísticas.
“Clássicos da literatura, autores contemporâneos, dramaturgos, escritores que expressam parte da alma brasileira, poetas do cotidiano estão programados para essa nova temporada. Com ela pensamos atingir um público mais amplo, diverso, bem como fazer com que os livros sejam compreendidos mais além de suas fronteiras escritas”, antecipa a curadora.
O Clube de Leitura CCBB conta com o patrocínio do Banco do Brasil para trazer mais uma vez ao país outros escritores internacionais, como já fez com Mia Couto , José Eduardo Agualusa, Leonardo Padura, Pepetela e muitos, e como mais uma forma de contribuir para a visibilidade da leitura como importante veículo de conhecimento e cidadania.
“A Biblioteca Banco do Brasil, instalada no 5º andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro hoje disponibiliza mais de 250 mil títulos ao público frequentador, gratuitamente, e é uma das bibliotecas com maior extensão de funcionamento diário – das 9h às 20h, incluindo sábados, domingos e feriados. Em 2024, foram mais de 126 mil leitores atendidos. A iniciativa do Clube de Leitura CCBB, criado em 2022, tem se mostrado cada vez mais relevante para aproximar o público frequentador do CCBB das artes literárias, popularizando o tema, o tornando acessível e contribuindo para a reflexão sobre a importância da leitura no mundo contemporâneo”, afirma Sueli Voltarelli, Gerente Geral do CCBB Rio de Janeiro.
Os vídeos dos encontros ficarão disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2025 e os encontros presenciais são realizados na segunda quarta-feira de cada mês. Entre os próximos autores confirmados estão Daniel Munduruku e Scholastique Mukasonga.
O Clube de Leitura CCBB faz parte do calendário oficial do ano do Rio Capital Mundial do Livro.