Por Mariana Braga
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta nesta quinta-feira (10), a cerimônia oficial de passagem de comando do 15º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), em Petrópolis. Durante o evento, o então comandante, coronel Francisco Suassuna, fez um discurso de despedida no qual destacou os serviços prestados à frente da unidade. Na sequência, ocorreu o ato simbólico de transmissão do cargo e o cumprimento oficial ao novo comandante por parte das tropas do quartel.
Quem assume o comando do 15º GBM é o tenente-coronel Márcio Luiz Hungenin. Antes de chegar a Petrópolis, ele estava à frente do Grupamento Operacional do Comando-Geral, no Rio de Janeiro. Hungenin mencionou, entre os destaques de sua trajetória, a atuação em uma grande operação recente da corporação. “O desafio de estar em Petrópolis é muito grande, pois a cidade é muito importante para o turismo e politicamente”, comentou.
Início dos trabalhos
O novo comandante afirmou que as expectativas para a nova função são altas, sobretudo pelos desafios impostos pela geografia do município. Como primeira medida à frente da unidade, ele pretende investir na especialização das tropas.
Hungenin também apontou como prioridade a atuação em situações de emergência provocadas por fortes chuvas, como o fechamento preventivo de vias. Para isso, segundo ele, o quartel já conta com um automóvel especializado para esse tipo de operação.
Outro ponto de atenção destacado foi o período de estiagem, quando historicamente ocorrem queimadas significativas na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação e a Defesa Civil Municipal já elaboraram planos de ação para essas ocorrências.
O vice-prefeito Baninho esteve presente na cerimônia e destacou a importância da troca de comando para o município. “É muita válida essa troca, para que possamos reforçar ainda mais a segurança na cidade e aumentar a nossa resiliência”, comentou.
Ao final do evento, os militares desfilaram por um trecho da Avenida Barão do Rio Branco e retornaram ao quartel para cumprimentar oficialmente o novo comandante.