Alagamento na rua Coronel Veiga, durante a chuva | Foto: Reprodução redes sociais
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, em parceria com o Comitê Piabanha, instituições e sociedade civil organizada, promoverá, no dia 30/04, das 08h30 às 18h, o seminário ‘Existem Soluções para as Inundações em Petrópolis?’. O evento será realizado no Auditório da UNIFASE, na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003, com o objetivo de debater causas, impactos e possíveis medidas preventivas e de respostas às recorrentes inundações causadas por fortes chuvas na cidade. A empresa Lazarus, vencedora da licitação de estudo integrado da Bacia do Piabanha, apresentará a metodologia.
Organizadores do seminário
Além do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), e do Comitê Piabanha, também são organizadores do seminário a Rede Serra, o Vigilantes da Chuva, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio: Arouca (ENSP) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). Para a titular da 1ª promotoria, Zilda Januzzi, “O evento será fundamental pois servirá para dar continuidade ao debate sobre a temática, que vem impactando de modo severo os habitantes da cidade de Petrópolis”, comenta.
Dom José Maria Pereira é ordenado bispo em Petrópolis
Cerimônia contou com autoridades civis e militares | Foto: Divulgação
Com missa presidida pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, Dom José Maria Pereira foi ordenado bispo na manhã deste sábado (12), após ter sido nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Titular de Sigus e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. A ordenação episcopal foi realizada na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, e contou com a presença de diversos fiéis, familiares e amigos. Entre os presentes estavam a mãe do novo bispo, Dona Margarida Maria. A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades civis e militares, como o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes.
Petrópolis na WTM Latin America
O Petrópolis Convention e Visitors Bureau marcará presença na WTM Latin America 2025, o maior evento B2B de turismo da América Latina, que começou nesta segunda-feira (14) a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. A participação da entidade será realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), a TurisRio e a Secretaria municipal de Turismo, com o objetivo de promover os atrativos, roteiros turísticos e as empresas associadas.
29 mil profissionais em 2024
Em sua 13ª edição, a WTM Latin America se consolida como vitrine essencial para destinos e empresas que buscam ampliar sua visibilidade e realizar conexões com compradores qualificados, influenciadores e profissionais do setor. Em 2024, o evento recebeu 29 mil profissionais de turismo, contou com 797 marcas expositoras e representações de 41 países. A expectativa para 2025 é ainda mais promissora, com aumento da área de exposição, novos espaços setorizados e ferramentas digitais que otimizam a experiência dos participantes.