Petrópolis se prepara para mais uma edição da tradicional Bauernfest, festa que celebra a cultura germânica e atrai milhares de visitantes todos os anos. No entanto, a decisão de fechar a Rua Alfredo Pachá, importante via de acesso para a realização do evento, tem gerado impactos significativos na cidade. A rua foi fechada no último sábado (17) para a montagem do evento, e os motoristas já sentiram as consequências, nesta segunda-feira (19). Já no primeiro dia, os desvios e rotas alternativas, têm gerado congestionamentos e atrasos no deslocamento dos motoristas. “A cidade não suporta tanto movimento, tem que ter uma infraestrutura que ainda não foi criada. O fechamento daquela via engarrafa tudo! Vamos ver agora qual é o planejamento da equipe da Prefeitura para ajudar a gente inclusive no comércio. Porque deixamos de trabalhar com mais velocidade e empenho por conta do engarrafamento”, explicou a corretora de imóveis Rosane Silvério.
Equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), da Guarda Civil municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo dos Bombeiros e da Polícia Militar participaram de um simulado de trânsito para a Bauernfest. O simulado aconteceu na sexta-feira (16), e tem como objetivo avaliar o tempo de resposta do atendimento das equipes de salvamento durante a festa. O resultado deve ser apresentado para o ministério público.
Atualmente a Prefeitura de Petrópolis tem como desafio encontrar um equilíbrio, entre a realização da Bauernfest e minimizar os impactos na cidade. Os motoristas afirmaram ainda que é necessário que as autoridades adotem medidas para diminuir os impactos causados pelo fechamento da Rua Alfredo Pachá. “O trânsito aqui sempre foi ruim, mesmo sem Bauernfest nós não conseguimos passar dos 40km/h. Os problemas no trânsito são especialmente na parte da manhã, e após as 17h. Eles precisam pegar engenheiros de trânsito para montar um plano que melhore isso aqui”, disse o motorista de aplicativo Vinicius Barbosa.
Apesar dos impactos negativos, é importante ressaltar que a Bauernfest é um evento cultural, de grande relevância para Petrópolis. Além de valorizar a cultura alemã, a festa movimenta o turismo e a economia local, gerando empregos temporários e impulsionando o comércio e a hotelaria.
Por Gabriel Faxola/Foto: Marlus Renato