Após vistorias do vereador Eduardo do Blog a cozinha do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), o parlamentar encaminhou uma denúncia ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), devido ao estado precário do espaço. Entre os problemas encontrados estão pisos quebrados e falta de infraestrutura para os funcionários trabalharem. No local, foi encontrada uma panela de arroz em cima de caixotes no chão.
O hospital fornece atendimento de urgências ortopédicas e psiquiátricas A unidade também conta com internação em clínica médica, ortopedia, doenças infecto-parasitárias e terapia intensiva. A fiscalização foi realizada no início deste mês e no documento encaminhado ao MPRJ, o parlamentar alegou o risco à saúde devido a insalubridade do local. “Fiscalizei a unidade quando assumi o mandato e retorno hoje e está nesse estado”, comenta Eduardo.
Reforma da unidade
Na última sexta-feira (09), a prefeitura de Petrópolis inaugurou as obras de melhorias na unidade, como a reforma da recepção e a entrega de novos equipamentos de raio x, no entanto, a cozinha, que fornece a alimentação para pacientes e funcionários, não foi incluída para receber as reformas. Segundo o MPRJ, após a denúncia, um processo administrativo de investigação foi aberto para apurar a denúncia. O processo segue em sigilo.
Questionada, a prefeitura de Petrópolis afirmou que a cozinha do HMNSE passou por uma obra de reforma em 2021, durante o governo interino. No entanto, vários problemas foram encontrados no
local pela atual gestão, entre eles, o descolamento do piso. A Prefeitura vai apurar a responsabilidade pela qualidade duvidosa da obra. A atual gestão está revertendo o estado de abandono encontrado.
Por Richard Stoltzenburg/foto: divulgação