O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC), localizado em Três Rios, emitiu uma nota nesta quarta-feira (13), para informar há superlotação no setor de emergência para os atendimento SUS (Pronto Atendimento). Diante disso, o setor se encontra no limite de sua capacidade técnica, (número de profissionais de enfermagem e médicos, além da quantidade de leitos de internação e maca), o que prejudicará futuros atendimentos de emergência/urgência que possam surgir.
O hospital afirmou que o setor atua com protocolo de acolhimento com classificação de risco que permite a identificação dos pacientes que necessitam de atendimento prioritário – de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, ou agravos à saúde. Processo de triagem que também é impactado com a superlotação.
“Pedimos que a população procure o serviço somente em casos de extrema urgência e emergência. Situações menos graves podem ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros para primeiro atendimento, no caso de atenção básica. Isso vai permitir que o nosso setor do Pronto Atendimento possa dar atenção aos pacientes que realmente estão em situação de urgência e casos graves”, diz a nota.
Foi informado ainda, que o tempo de espera no atendimento da emergência pode aumentar devido a superlotação. “Contamos com o apoio da população neste esforço para garantir a qualidade do atendimento aos pacientes com maior risco de vida”, finaliza a nota.
Foto: rede Santa Catarina