A mente humana é fascinante, capaz de guardar memórias, sentimentos, conhecimento, além de criar por conta própria o imaginário, o lúdico e outras possibilidades. Nesse sentido, o cérebro é um objeto de estudo estimado pela ciência. Dizem que o ser humano só utiliza 2% da capacidade desse instrumento quase mágico, fato intrigante aos estudiosos, pois, se essa “caixa” tem capacidade para realizar tantas coisas, qual o motivo da não exploração dela pelos indivíduos que a possuem? Esse debate é o que norteia a obra literária Segredos da Mente Humana, do escritor, professor e psicanalista clínico Vinícius Moraes, lançada em agosto deste ano.
A ideia do livro surgiu quando o professor começou a lecionar em escola. Observando a diversidade de corpos e comportamentos, despertou o desejo de lecionar para todos os alunos. “Quando comecei a ir para a sala de aula, vi que tinha que entender mais sobre a mente humana. Comecei a lidar com alunos com problema de ansiedade, depressão, pânico, e percebi que não tinha manejo para cuidar da situação. E foi aí que a psicanálise entrou na minha vida”, contou.
A busca
A psicanálise é uma abordagem da psicologia que busca compreender os processos inconscientes da mente e que também trata, de forma terapêutica, os traumas de uma pessoa. “Buscando compreender o ambiente escolar baseado nos alunos, comecei a escrever toda a minha trajetória nessa sala de aula, como conseguia abordar assuntos relacionados à matéria trazendo um resultado com um método diferente. Foi nesse ponto-chave que começaram a sair os rastros do livro”, explicou.
O escritor revela que outro estímulo que o levou a redigir a obra foi um aluno que apresenta algumas dificuldades por conta da neurodivergência. “A história do Matheus, que está no livro, é real. Ele foi um aluno que me estimulou muito nessa questão de estudar a mente humana. Percebi as demandas dos alunos: tem uns que aprendem ouvindo, outros de forma visual, ou cinestésica, e o outro que está dentro da internet. Então, criei o método VIP, o método com que consigo dar aula para toda essa galera”, disse.
Mistérios da mente
De acordo com Vinícius, a sociedade não entende os mistérios da mente humana. “Acho que não usamos nosso cérebro com a capacidade total dele, ficando só na camada superficial, de 2 a 5% da capacidade. Comecei a entender que, se você ativar essas áreas, o cérebro tanto expande quanto ele também diminui de acordo. Conforme você for investindo, estudando, lendo, ele tem essa questão de expansão pelas sinapses neurais, de forma que a gente vai aprendendo”, expressou.
Enredo
O livro narra a trajetória de um professor e alunos, trazendo um perfil comportamental de cada um, com uma linguagem sensível e acessível a todas as idades. “O tema é tratado de forma leve. Criei uma história permeada em uma sala de aula, onde o professor ‘Mapa’ está com os alunos: Matheus, Mariana, Carlos. Ali ele vai ensinando em ambientes diferentes”, retratou.
Na obra, há histórias da vida de cada um dos personagens, com momentos de felicidade e tristeza. Essa narrativa é proposital para que o leitor possa se identificar com a história.
Para adquirir a obra, lançada em agosto deste ano, os interessados podem entrar em contato com o autor por meio da rede social Instagram: @vinicius_moraes_psicanalista.