PL na Câmara dos Deputados tramita desde 2013 | Foto: Wellington Freitas
Nos últimos dias Petrópolis registrou altas temperaturas, o que acende uma alerta para a utilização do transporte público na cidade. Apesar de não ser uma cidade tipicamente quente, as mudanças climáticas estão alterando, ao longo dos anos, as características climáticas para determinados períodos do ano, por exemplo, máxima de 36 graus para a Cidade Imperial nesta semana. Diante disso, parlamentares deveriam pensar, ou até mesmo o executivo, em debater a obrigatoriedade de ar condicionado nos coletivos da cidade. Em dezembro de 2024, a prefeitura de Petrópolis prorrogou a Comissão de Licitação para o transporte público, o que pode ser uma oportunidade.
Exemplos pelo Brasil
No Distrito Federal a medida foi adotada em 2024, por meio da Lei 7.429. Tramita na Câmara dos Deputados, desde 2013. o PL 5564, que determina a obrigatoriedade de ar condicionado nos coletivos em municípios com mais de 200 mil habitantes, porém o projeto está na Comissão de Finanças e Tributação. Voltando a Petrópolis, como o edital ainda será publicado, a atual gestão tem a “faca e o queijo” na mão para incluir a questão no edital. Contudo, será que a medida aumentaria o valor da tarifa aos passageiros? Espera-se que não.
Dr. Aloísio Barbosa será líder do Governo na Câmara
Hingo Hammes ainda não definiu o parlamentar | Foto: Sammirys Brandão
Após reunião nesta terça-feira, fio confirmado que Dr. Aloísio (PP) será o líder do governo na Câmara. Desde a semana passada, parlamentares de Petrópolis questionaram quem seria o líder do governo na Câmara. O tema já tinha sido abordado pelo menos duas vezes durante sessões deste mês de fevereiro. O nome mais cogitado para a função e que foi confirmado, era de Dr. Aloísio Barbosa, que por ser do mesmo partido de Hingo Hammes, foi o alvo entre os palpites do legislativo. Após o anúncio, o parlamentar informou que assume uma grande responsabilidade, com o objetivo de garantir avanços para a cidade de Petrópolis.
Tratamento contra o HIV
A Prefeitura de Petrópolis, está ampliando a distribuição de medicamento para prevenção do HIV. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) está disponível também no Centro de Saúde Prof. Manoel José Ferreira. Até o momento, a PrEP era distribuída de forma gratuita somente no Serviço de Assistência Especializada Dra. Susie Andries Nogueira, localizado no Hospital Nelson de Sá Earp. A ampliação para o Centro de Saúde oferece um segundo local para consulta e distribuição do medicamento.
Público alvo da Prep
A PrEP é um medicamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que consiste no uso oral de antirretrovirais em dose fixa combinada (tenofovir/entricitabina) para reduzir o risco de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV).
A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV, como pessoas que praticam sexo com diversos parceiros ou parceiras, profissionais do sexo e usuários de drogas. A expansão da oferta tem o objetivo diminuir a transmissão do HIV.