Audiência do último quadrimestre será dia 27 às 13h | Foto: Divulgação/CMP
A votação das contas dos prefeitos, atrasadas desde 2017, serão votadas somente após a audiência pública para apresentar os dados referentes ao terceiro quadrimestre de 2024. A informação foi confirmada pela equipe do Correio Petropolitano com o gabinete do vereador Thiago Leite (PSD), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.
As contas já estão no gabinete e receberam pareceres favoráveis de algumas comissões, porém ainda não foram confirmadas. Em entrevista com o Presidente da Casa, Júnior Coruja (PSD), no início de fevereiro, foi informado que pretende agilizar as votações. A audiência referente ao quadrimestre está agendada para o dia 27 deste mês.
Manutenção emergencial
Águas do Imperador vai interromper temporariamente o abastecimento na Estrada da Divisa e na Rua dos Manacás, nesta quinta-feira (20), para uma manutenção emergencial na rede de abastecimento, na altura do número 1602 da Estrada da Divisa, em Itaipava. O trabalho será realizado das 8h às 14h, sem alterações no trânsito. A concessionária orienta que os moradores façam o uso consciente da água durante este período. A previsão é de que o abastecimento seja retomado gradativamente após o fim da intervenção na localidade.
Desconto de 7% no IPTU somente até essa quinta-feira
Os contribuintes de Petrópolis têm até esta quinta-feira (20) para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 em cota única com 7% de desconto. Essa é a última oportunidade para garantir o abatimento. O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação do município e permite a continuidade de serviços essenciais. A prorrogação do desconto foi necessária devido a atrasos na entrega dos carnês físicos pela gestão anterior, o que comprometeu o acesso aos boletos no prazo original, até 7 de janeiro. Para minimizar os impactos, a Prefeitura estruturou um sistema online e pontos de atendimento presencial.
Medidas contra o calor
Diante das sucessivas ondas de calor extremo que têm impactado Petrópolis, a vereadora Júlia Casamasso apresentou um conjunto de projetos e indicações legislativas para garantir medidas de proteção à população, especialmente aos trabalhadores expostos ao sol e às pessoas em situação de vulnerabilidade. A medida foi questionada pela equipe do Correio Petropolitano a prefeitura, que inclusive anunciou Carnaval para este ano e não apontou medidas de apoio para a festividade.
Exemplo da capital fluminense
O pacote inclui a criação da Política Municipal de Enfrentamento aos Efeitos do Calor Extremo, que prevê diretrizes e ações para a mitigação dos impactos das altas temperaturas, como a implementação de sistemas de monitoramento climático e a adoção de protocolos escalonados para resposta rápida ao calor extremo. A proposta estabelece uma classificação de Níveis de Calor (NC), alinhada com as recomendações de organizações internacionais de saúde e inspirada no modelo adotado pelo município do Rio de Janeiro.