A Prefeitura de Petrópolis informou que retomará as obras para o enterramento dos fios de alta tensão, no lado ímpar da Rua do Imperador, no Centro da Cidade. Em 2009 o projeto foi paralisado. Cerca de 430 metros de fiação devem ser enterrados.
De acordo com a prefeitura, os recursos para as intervenções serão do governo municipal. A primeira etapa do projeto, que consiste na limpeza de dutos e galerias de todo o trecho, será realizada pela Comdep.
A loja da Aretuza fica na Rua do Imperador, e para a comerciante, a obra pode trazer um resultado positivo nas vendas. “Espero que realmente a obra saia do papel. São anos esperando por isso e o centro hoje está largado e abandonado. É preciso revitalizar a região”, concluiu.
As obras para enterrar os cabos de tensão começaram em 2009 e foram interrompidas no mesmo ano. De acordo com a prefeitura, em 2018 o projeto seria retomado, mas pela falta de recursos não foi adiante. Na época, o investimento de R$ 6,6 milhões seria de responsabilidade do Governado Estado. A obra tem quatro etapas: a instalação de dutos, passagem dos cabos, a ligação das redes de média e baixa tensão e, por fim, a colocação das chaves das redes.
Por Richard Stoltzenburg/Foto: Wendel Fernandes