A morte de Jorge Mario Berboglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco, causou comoção em todo globo | Foto: Presidencia de la República Mexicana
A morte de Jorge Mario Berboglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco, causou comoção em todas as partes do globo. Sua trajetória como líder da Igreja Católica foi marcada pela forma humanista que o pontífice conduzia o ministério, dando visibilidade para causas sociais emergentes, voltadas para os pobres, refugiados, excluídos, pessoas em situação de rua, entre outras minorias. Também ficou conhecido pelas reformas que promoveu na Igreja e a forma que acolheu e abraçou as diferenças, reforçando a importância da união entre os povos e religiões. A postura do Papa é fonte de inspiração para uma geração que se uniu em luto para relembrar os feitos e as palavras de fé, que ecoam ainda mais potentes nessa era. Nesse contexto, diversos municípios da Região Serrana repercutiram a partida do Pontífe Romano, celebrando missas especiais em homenagem à figura dele.
Petrópolis
O prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes lamentou a morte do papa.
“Hoje perdemos o Papa Francisco, um líder espiritual que marcou o mundo com sua simplicidade, humildade e compromisso com os mais vulneráveis. Sempre buscou a união entre os povos, as religiões e os corações. Seu legado de fé, diálogo e esperança permanecerá vivo em nossos corações. Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia.”
Dom Joel Portella Amado – bispo diocesano de Petrópolis, também expressou pesar, trazendo na fala as ideias do pontífice.
“Ao mesmo tempo em que celebramos a Páscoa, a vitória de Jesus sobre a morte, recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco. Pedimos ao Deus da Vida e da Paz que acolha este servo junto a Si. Nos seus doze anos de pontificado, Papa Francisco, com seu jeito de ser, não se cansou de chamar o mundo à paz e à solidariedade. Ele não se dedicou apenas aos católicos. Ele se voltou a todas as pessoas, manifestando que todo ser humano, independentemente de qualquer outra condição, é filho ou filha de Deus. Seu amor pelos pobres e seu empenho pela paz são legados que precisamos manter vivos. Que o Bom Deus o acolha!”
Luto
A Prefeitura de Petrópolis declarou profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco. O prefeito, declarou “Luto Oficial” de três dias no município, contados a partir da última segunda -feira (21). Durante o período, a bandeira do município será hasteada a meio mastro em todos os prédios públicos.
Nova Friburgo
O prefeito Johnny Maycon publicou uma nota nas redes sociais expressando o pesar pela perda do pontífice.
“Com imenso pesar, recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco. Primeiro pontífice sul-americano da história, Jorge Mario Bergoglio deixa um legado de fé, humildade e dedicação aos mais necessitados. Sua vida foi um testemunho vivo do amor de Deus. Que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, o receba em Sua glória eterna e conforte toda a Igreja Católica neste momento de luto”.
Teresópolis
O prefeito Leonardo Vasconcellos decretou três dias de luto oficial.
“Lamentamos profundamente o falecimento do Papa Francisco, um líder de incomensurável importância, cuja voz era marcada pelo respeito, humildade e acolhimento ao próximo, além de ser uma referência global em matéria de fé. Seu legado de diálogo, empatia, esperança, paz e justiça social continuará a inspirar as gerações futuras. Que seu exemplo de carisma e compaixão continue a brilhar pelo mundo”.
Areal
A Comunidade Católica Novo Ardor, do município de Areal, também se pronunciou.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.
Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.
Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.
Três Rios
O prefeito Joacir Barbaglio prestou homenagem ao Papa Francisco em suas redes sociais.
“Descanse em paz, Papa Francisco. O líder que nos ensinou que a verdadeira grandeza está na simplicidade, no serviço e no amor ao próximo.
Com sua voz mansa, mas firme, e com gestos que tocavam mais que palavras, você guiou a Igreja com o coração aberto, acolhendo, cuidando, dialogando. Um Papa latino-americano, jesuíta, que marcou a história da fé com coragem, empatia e humildade.
Papa Francisco: simplicidade que tocou o mundo, um líder guiado pela fé e pelo amor.
Hoje nos unimos em oração e gratidão pela sua vida e missão”.
Cordeiro
A Prefeitura de Cordeiro também divulgou nota oficial de luto.
“A Prefeitura de Cordeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, líder espiritual da Igreja Católica e uma das vozes mais respeitadas do mundo em defesa da paz, da justiça social e do cuidado com os mais vulneráveis.
Com humildade, sabedoria e firmeza, o Papa Francisco marcou a história com gestos de amor ao próximo, promovendo o diálogo entre os povos, o respeito às diferenças e o compromisso com um mundo mais fraterno.
Neste momento de luto, nos unimos em oração aos milhões de fiéis ao redor do mundo, pedindo conforto a todos que se inspiraram em sua mensagem de fé, esperança e solidariedade.
Que sua trajetória siga iluminando os corações e mentes daqueles que lutam por um mundo mais justo e humano”.
Cantagalo
Em nota, a Prefeitura de Cantagalo também se pronunciou.
“A Prefeitura de Cantagalo manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder maior da Igreja Católica e referência mundial na promoção da paz, da solidariedade e do cuidado com os mais necessitados.
Com sua simplicidade, sabedoria e firme compromisso com os valores cristãos, o Papa Francisco deixou um legado de amor ao próximo, defesa da dignidade humana e incentivo ao diálogo entre culturas e religiões.
Neste momento de dor, nos unimos em oração a todos os fiéis que encontram em sua trajetória uma fonte de inspiração, fé e esperança. Que sua memória continue guiando os corações daqueles que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e humano”.