Entre os dias 27 e 30 de novembro, Petrópolis recebe dois grandes eventos: a 2ª edição da Flipetrópolis, no Palácio de Cristal, e o festival “A Lapa Sobe a Serra”, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). Juntos, os dois projetos prometem atrair milhares de moradores e turistas, reforçando o protagonismo do município.
Flipetrópolis transforma Petrópolis na “Capital da Literatura”
A segunda edição da Flipetrópolis chega ainda maior e mais diversa. De 27 a 30 de novembro, o Palácio de Cristal, no Centro, receberá mais de 70 autores, incluindo cerca de 35 da região, além de estandes literários, dois pavilhões de debates, área de autógrafos, oficinas e atividades formativas que reforçam a dimensão educativa e cultural do evento.
A programação deste ano reúne alguns dos nomes mais representativos da literatura e do pensamento contemporâneo no Brasil. Entre os convidados estão Sueli Carneiro — homenageada de 2025 pelo Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano —, Ana Maria Machado, Conceição Evaristo, Eduardo Giannetti, Jamil Chade, Míriam Leitão e Eliana Alves Cruz.
As mesas temáticas também já foram confirmadas. Ana Maria Machado e Eliana Alves Cruz participarão com o tema “As Mulheres na Via-Mão da História”. Eduardo Giannetti integra o debate “Futuridades, Finitude e Ficção”. Já Jamil Chade mediará “A Voz dos Agredidos: jornalismo e literatura”, além de atuar em outras discussões da programação.
A entrega do Prêmio Juca Pato acontece no dia 28 de novembro, às 21h, com presença de autoras renomadas, como Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz e Míriam Leitão. Sueli Carneiro, vencedora de 2025, é reconhecida como uma das principais vozes do feminismo negro no Brasil, autora de obras fundamentais como “Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira” e “Escritos de uma Vida”.
Além da presença de grandes nomes nacionais e internacionais, a Flipetrópolis contará com atividades locais e regionais, como a oficina “Da Página à Cena” e a Batalha de Rimas, ampliando o diálogo entre literatura, juventude, oralidade e expressão artística.
“A Flipetrópolis tem um potencial enorme de fomentar a cultura, valorizar editoras e escritores locais e atrair turistas. Queremos consolidar essa feira como um dos maiores festivais literários do estado”, ressaltou o prefeito Hingo Hammes.
Para o gestor operacional do festival, Afonso Borges, a nova edição reafirma o papel da cidade na cena literária: “O Palácio de Cristal se transforma em uma grande livraria. O objetivo é fazer de Petrópolis, durante esses dias, a Capital da Literatura no país”.
O presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato, ressalta que a Flipetrópolis se soma ao calendário de grandes festivais da cidade. “Nossa vocação cultural é incontestável. A Flipetrópolis reforça essa potência e fortalece nossa política de valorização das artes”.
“A Lapa Sobe a Serra” leva samba, sinuca e gastronomia para a Praça da Águia
Também no Centro da Cidade, acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, o festival “A Lapa Sobe a Serra”. A Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) receberá shows de grandes nomes da música brasileira, gastronomia de boteco e o tradicional campeonato de sinuca. Além de uma cenografia especial.
Entre as atrações estão Monobloco, Dudu Nobre, Cordão do Bola Preta, Leandro Sapucahy, Sandra de Sá e Marvvila. A cenografia será inspirada em bares, gafieiras e na arquitetura do bairro mais icônico da vida noturna carioca.
“Estamos muito felizes em receber dois eventos deste porte com patrocínio externo, mostrando que mesmo diante da crise financeira, a cidade tem apoio para continuar o trabalho turístico e cultural”, disse o prefeito Hingo Hammes.
O presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato, destacou a relevância da proposta. “O samba faz parte da identidade do nosso estado, e Petrópolis sempre esteve dentro dessa história. Trazer essa estética e energia para a Praça da Águia é também fortalecer nossa memória cultural”.
O acesso ao evento é gratuito, com retirada de ingresso de cortesia pela plataforma Sympla. O público é convidado a levar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições beneficentes.
Programação musical:
Sexta (28/11) – Marvvila
Sábado (29/11) – Leandro Sapucahy e Cordão do Bola Preta
Domingo (30/11) – Dudu Nobre e Monobloco